Internet e democracia deliberativa: a participação do público e a sua relação com os profissionais dos meios convencionais

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

2 Downloads (Pure)

Abstract

As potencialidades da Internet no âmbito da comunicação pública têm sido apontadas por vários autores, que destacam, entre outros aspectos: a produção de novos espaços para a informação, debate e interacção (Dahlberg, 2001: 1); a possibilidade de uma participação mais activa em processos de deliberação (Esteves, 2007: 220; Papacharissi, 2002: 11), contribuindo assim para a revitalização da comunicação política (Coleman & Blumler, 2009: 10); ou o alargamento dos actores sociais que intervêm na construção das notícias, devido à expansão do “locus” da produção jornalística (Fenton, 2010: 10-11). Baseando-se em pesquisas previamente realizadas, a presente comunicação procura, neste sentido, realizar um “overview” teórico subordinado ao tópico das formas de participação proporcionadas pelo ambiente online dos media convencionais informativos, centrando-se especificamente nas consequências da Internet na comunicação pública (potencialidades e desafios), bem como na relação entre os profissionais e o seu público emergente dos novos veículos de participação.
Original languagePortuguese
Title of host publicationLibro de Actas. XIII Congreso Internacional Ibercom
EditorsMargarita Ledo Andión, Maria Inmacolata Vassallo de Lopes
Place of PublicationSantiago de Compostela
Pages4640-4644
Number of pages5
Publication statusPublished - 2013
EventXIII Congreso Internacional Ibercom - Facultade de Ciencias da Comunicación, Santiago de Compostela, Spain
Duration: 29 May 201331 May 2013

Conference

ConferenceXIII Congreso Internacional Ibercom
CountrySpain
CitySantiago de Compostela
Period29/05/1331/05/13

Cite this

Torres da Silva, M. (2013). Internet e democracia deliberativa: a participação do público e a sua relação com os profissionais dos meios convencionais. In M. Ledo Andión, & M. I. Vassallo de Lopes (Eds.), Libro de Actas. XIII Congreso Internacional Ibercom (pp. 4640-4644).