Interesse e perspectivas da heráldica para o estudo da casa senhorial. O caso lisboeta do palácio Cabral Metelo

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

O projecto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (sécs. XVII, XVIII e XIX). Anatomia dos Interiores” incluiu desde o início, a par do núcleo central de História da Arte e disciplinas conexas, uma área de consultoria em Heráldica. Trata-se, por isso, de um dos raros projectos que, em Portugal, promovem a interacção entre aquele ramo da História e a Heráldica. Tal raridade poderá parecer estranha. Mas a verdade é que a relação entre estas duas áreas do saber nem sempre tem sido fácil: poder-se-á mesmo dizer que ela tem sido marcada pelo ferrete da ambiguidade ou mesmo de uma certa desconfiança mútua.
Já tive, enquanto participante em congressos de História da Arte, ocasião de falar e escrever sobre essa relação difícil; que é, mutatis mutandi, a mesma existente, de forma mais lata, entre História e Heráldica. Digamos, em jeito de resumo simplista, que os historiadores tendem a ver na Heráldica, na melhor das hipóteses, um instrumento de identificação e de datação; remetem-na, assim, ao papel de “ciência auxiliar da História”, granjeado nos enclausuramentos disciplinares do século XIX. Mas a Heráldica atravessou na segunda metade do século XX um processo de profunda renovação epistemológica. E pode, por conseguinte, ir muito além desse mero papel de fornecedora de dados auxiliares para a pesquisa histórica: pode tornar-se uma forma de investigação histórica.
O objectivo do presente trabalho consiste em partir de um caso concreto – o palácio até agora chamado Cabral, à calçada do Combro, em Lisboa – para mostrar o interesse de que a Heráldica se pode revestir para a história e o entendimento dessa casa senhorial. Interesse que se afirma em primeiro lugar no âmbito tradicional, ou seja, como instrumento de identificação e datação; e, depois, num sentido bem mais abrangente, como instrumento de compreensão do próprio património em estudo e das realidades sociais subjacentes. Em consequência da análise deste caso concreto, procurarei extrair algumas ilações sobre as perspectivas de aplicação da Heráldica aos estudos de História da Arte, nomeadamente no enquadramento do referido projecto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro”.
Original languagePortuguese
Title of host publicationCasas Senhoriais Rio-Lisboa e seus interiores
EditorsMalta Marize, Mendonça Isabel
Place of PublicationRio de Janeiro
PublisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Universidade Nova de Lisboa / Fundação Ricardo Espírito Santo Silva
Pages213-232
ISBN (Print)978-85-87145-58-1
Publication statusPublished - 1 Jan 2014

Keywords

  • Heráldica
  • Casa Nobre
  • Lisboa
  • Nobreza
  • História Social

Cite this