Integração de dados e construção de um modelo geológico 3D de uma área a SE na Faixa Piritosa Ibérica, sector Português (Integração de dados num modelo geológico 3D)

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

Este trabalho visa a construção de um modelo geológico tridimensional (3D) da subsuperfície da região SE do setor Português da Faixa Piritosa Ibérica (FPI). O modelo representa as três formações geológicas principais Flysch, Complexo Vulcânico-Sedimentar e o Grupo Filito Quartzito por superfícies de topo e base, assim como as principais falhas. Foi necessário reunir e integrar diferentes tipos de dados geográficos (a seguir designados por geodados), com origens e resoluções espaciais distintas, nomeadamente, dados diretos (sondagens, cartografia geológica), indiretos (sísmica de reflexão, gravimetria e radiometria) e interpretados (perfis geológicos). Os planos de falha foram fundamentais na geração do modelo e permitiram fragmentar as superfícies do topo e base das formações e criar rejeitos. Da informação disponível destacam-se as imagens de sísmica, que ajudaram a interpretação, em profundidade, dos planos de falha. Para além disso, as falhas conhecidas em 2D foram convertidas para 3D a partir da definição da sua profundidade, inclinação e azimute. Foi ainda feita a avaliação da contribuição dos geodados na representatividade do modelo 3D.
Original languageUnknown
Title of host publicationIX Congresso Nacional de Geologia / 2.º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa- Programa e resumos
PagesNA
Publication statusPublished - 1 Jan 2014
EventIX Congresso Nacional de Geologia / 2.º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa -
Duration: 1 Jan 2014 → …

Conference

ConferenceIX Congresso Nacional de Geologia / 2.º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa
Period1/01/14 → …

Cite this