Influência da quantidade de água de amassadura no comportamento aos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

A recuperação do conhecimento de séculos de uso de argamassas de cal, perdido com o aparecimento do cimento, revela uma importância fulcral para que seja utilizado na conservação, reabilitação e nas novas construções. O objectivo deste trabalho foi avaliar a influência da quantidade de água de amassadura nos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal. Foram preparadas dezoito composições de argamassas fazendo variar o tipo de ligante (cal aérea; cal hidráulica e cal aérea + cimento), a granulometria da areia e a quantidade de água de amassadura. Foram realizados ensaios de resistências mecânicas, porosidade, absorção de água por capilaridade e resistência aos ciclos gelo/degelo de modo a avaliar o comportamento das argamassas em climas frios. Os resultados obtidos mostram a tendência de diminuição das resistências mecânicas com o aumento de água de amassadura. A resistência aos ciclos gelo degelo também diminui, ligeiramente, com o aumento da quantidade de água de amassadura. Este aspecto é mais visível nas argamassas cujo ligante é exclusivamente de cal aérea.
Original languageUnknown
Title of host publicationSimpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas
PagesCD
Publication statusPublished - 1 Jan 2011
EventIX Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas -
Duration: 1 Jan 2011 → …

Conference

ConferenceIX Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas
Period1/01/11 → …

Cite this

@inproceedings{d3b52fc03c474c28abe7e99e56113a24,
title = "Influ{\^e}ncia da quantidade de {\'a}gua de amassadura no comportamento aos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal",
abstract = "A recupera{\cc}{\~a}o do conhecimento de s{\'e}culos de uso de argamassas de cal, perdido com o aparecimento do cimento, revela uma import{\^a}ncia fulcral para que seja utilizado na conserva{\cc}{\~a}o, reabilita{\cc}{\~a}o e nas novas constru{\cc}{\~o}es. O objectivo deste trabalho foi avaliar a influ{\^e}ncia da quantidade de {\'a}gua de amassadura nos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal. Foram preparadas dezoito composi{\cc}{\~o}es de argamassas fazendo variar o tipo de ligante (cal a{\'e}rea; cal hidr{\'a}ulica e cal a{\'e}rea + cimento), a granulometria da areia e a quantidade de {\'a}gua de amassadura. Foram realizados ensaios de resist{\^e}ncias mec{\^a}nicas, porosidade, absor{\cc}{\~a}o de {\'a}gua por capilaridade e resist{\^e}ncia aos ciclos gelo/degelo de modo a avaliar o comportamento das argamassas em climas frios. Os resultados obtidos mostram a tend{\^e}ncia de diminui{\cc}{\~a}o das resist{\^e}ncias mec{\^a}nicas com o aumento de {\'a}gua de amassadura. A resist{\^e}ncia aos ciclos gelo degelo tamb{\'e}m diminui, ligeiramente, com o aumento da quantidade de {\'a}gua de amassadura. Este aspecto {\'e} mais vis{\'i}vel nas argamassas cujo ligante {\'e} exclusivamente de cal a{\'e}rea.",
author = "Paulina Faria",
note = "Publica{\cc}{\~a}o sem afilia{\cc}{\~a}o {\`a} FCT/UNL",
year = "2011",
month = "1",
day = "1",
language = "Unknown",
pages = "CD",
booktitle = "Simp{\'o}sio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas",

}

Faria, P 2011, Influência da quantidade de água de amassadura no comportamento aos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal. in Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas. pp. CD, IX Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas, 1/01/11.

Influência da quantidade de água de amassadura no comportamento aos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal. / Faria, Paulina.

Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas. 2011. p. CD.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Influência da quantidade de água de amassadura no comportamento aos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal

AU - Faria, Paulina

N1 - Publicação sem afiliação à FCT/UNL

PY - 2011/1/1

Y1 - 2011/1/1

N2 - A recuperação do conhecimento de séculos de uso de argamassas de cal, perdido com o aparecimento do cimento, revela uma importância fulcral para que seja utilizado na conservação, reabilitação e nas novas construções. O objectivo deste trabalho foi avaliar a influência da quantidade de água de amassadura nos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal. Foram preparadas dezoito composições de argamassas fazendo variar o tipo de ligante (cal aérea; cal hidráulica e cal aérea + cimento), a granulometria da areia e a quantidade de água de amassadura. Foram realizados ensaios de resistências mecânicas, porosidade, absorção de água por capilaridade e resistência aos ciclos gelo/degelo de modo a avaliar o comportamento das argamassas em climas frios. Os resultados obtidos mostram a tendência de diminuição das resistências mecânicas com o aumento de água de amassadura. A resistência aos ciclos gelo degelo também diminui, ligeiramente, com o aumento da quantidade de água de amassadura. Este aspecto é mais visível nas argamassas cujo ligante é exclusivamente de cal aérea.

AB - A recuperação do conhecimento de séculos de uso de argamassas de cal, perdido com o aparecimento do cimento, revela uma importância fulcral para que seja utilizado na conservação, reabilitação e nas novas construções. O objectivo deste trabalho foi avaliar a influência da quantidade de água de amassadura nos ciclos gelo/degelo em argamassas de cal. Foram preparadas dezoito composições de argamassas fazendo variar o tipo de ligante (cal aérea; cal hidráulica e cal aérea + cimento), a granulometria da areia e a quantidade de água de amassadura. Foram realizados ensaios de resistências mecânicas, porosidade, absorção de água por capilaridade e resistência aos ciclos gelo/degelo de modo a avaliar o comportamento das argamassas em climas frios. Os resultados obtidos mostram a tendência de diminuição das resistências mecânicas com o aumento de água de amassadura. A resistência aos ciclos gelo degelo também diminui, ligeiramente, com o aumento da quantidade de água de amassadura. Este aspecto é mais visível nas argamassas cujo ligante é exclusivamente de cal aérea.

M3 - Conference contribution

SP - CD

BT - Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas

ER -