Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval

Translated title of the contribution: Inclusion and Exclusion in Medieval Urban Europe

Amélia Aguiar Andrade (Editor/Coordinator), Catarina Tente (Editor/Coordinator), Gonçalo Miguel Correia Melo da Silva (Editor/Coordinator), Sara Prata (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

10 Downloads (Pure)

Abstract

Neste volume, vinte e oito investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda são responsáveis pela elaboração de vinte e dois artigos com os quais responderam ao desafio que os organizadores lançaram à comunidade científica de desenvolvimento de reflexões sobre um tema particularmente pertinente na cidade medieval, uma vez que esta se definia quase sempre como um espaço fechado por uma muralha que criava a oposição entre interior e exterior, materializando desde logo sistemas de inclusão e exclusão. Recorrendo a uma pluralidade de idiomas que nos apraz registar -português, espanhol, francês e inglês- os seus estudos têm como espaço de observação uma diversidade de unidades políticas medievais que hoje integram as historiografias de Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Alemanha, com especial relevo para os diferentes reinos medievais ibéricos, sendo que neste último caso o enfoque não se limita à Cristandade, pois também podemos dispor de reflexões que têm como espaço de observação o Islão peninsular e/ou as suas permanências.
Original languageMultiple languages
Place of PublicationLisboa
PublisherIEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide
Number of pages552
ISBN (Print)978-989-54529-0-3, 978-972-9040-16-0
Publication statusPublished - Oct 2019
EventJornadas Internacionais de Idade Média : Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval - Castelo de Vide, Castelo de Vide, Portugal
Duration: 11 Oct 201813 Oct 2018
Conference number: III

Publication series

NameColeção Estudos
PublisherIEM
No.19

Fingerprint

Exclusion
Medieval Period
Reflex
Portugal
Inclusion
Tema
Logos

Keywords

  • Cidades Medievais
  • Inclusão e Exclusão Social
  • História Urbana
  • Arqueologia Medieval
  • Medieval Towns
  • Social Inclusion and Exclusion
  • Urban History
  • Medieval Archaeology

UN Sustainable Development Goals (SDGs)

  • SDG 4 - Quality Education

Cite this

Andrade, A. A., Tente, C., Silva, G. M. C. M. D., & Prata, S. (2019). Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval. (Coleção Estudos; No. 19). Lisboa: IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Andrade, Amélia Aguiar ; Tente, Catarina ; Silva, Gonçalo Miguel Correia Melo da ; Prata, Sara. / Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval. Lisboa : IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2019. 552 p. (Coleção Estudos; 19).
@book{436180f4fd6e42d29cb6af1775101221,
title = "Inclus{\~a}o e Exclus{\~a}o na Europa Urbana Medieval",
abstract = "Neste volume, vinte e oito investigadores provenientes de Portugal, Espanha, Fran{\cc}a, It{\'a}lia, Alemanha e Holanda s{\~a}o respons{\'a}veis pela elabora{\cc}{\~a}o de vinte e dois artigos com os quais responderam ao desafio que os organizadores lan{\cc}aram {\`a} comunidade cient{\'i}fica de desenvolvimento de reflex{\~o}es sobre um tema particularmente pertinente na cidade medieval, uma vez que esta se definia quase sempre como um espa{\cc}o fechado por uma muralha que criava a oposi{\cc}{\~a}o entre interior e exterior, materializando desde logo sistemas de inclus{\~a}o e exclus{\~a}o. Recorrendo a uma pluralidade de idiomas que nos apraz registar -portugu{\^e}s, espanhol, franc{\^e}s e ingl{\^e}s- os seus estudos t{\^e}m como espa{\cc}o de observa{\cc}{\~a}o uma diversidade de unidades pol{\'i}ticas medievais que hoje integram as historiografias de Portugal, Espanha, Fran{\cc}a, It{\'a}lia, Pa{\'i}ses Baixos, B{\'e}lgica e Alemanha, com especial relevo para os diferentes reinos medievais ib{\'e}ricos, sendo que neste {\'u}ltimo caso o enfoque n{\~a}o se limita {\`a} Cristandade, pois tamb{\'e}m podemos dispor de reflex{\~o}es que t{\^e}m como espa{\cc}o de observa{\cc}{\~a}o o Isl{\~a}o peninsular e/ou as suas perman{\^e}ncias.",
keywords = "Cidades Medievais, Inclus{\~a}o e Exclus{\~a}o Social, Hist{\'o}ria Urbana, Arqueologia Medieval, Medieval Towns, Social Inclusion and Exclusion, Urban History, Medieval Archaeology",
author = "Andrade, {Am{\'e}lia Aguiar} and Catarina Tente and Silva, {Gon{\cc}alo Miguel Correia Melo da} and Sara Prata",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# UID/HIS/00749/2019",
year = "2019",
month = "10",
language = "Multiple languages",
isbn = "978-989-54529-0-3",
series = "Cole{\cc}{\~a}o Estudos",
publisher = "IEM - Instituto de Estudos Medievais / C{\^a}mara Municipal de Castelo de Vide",
number = "19",

}

Andrade, AA, Tente, C, Silva, GMCMD & Prata, S 2019, Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval. Coleção Estudos, no. 19, IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, Lisboa.

Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval. / Andrade, Amélia Aguiar (Editor/Coordinator); Tente, Catarina (Editor/Coordinator); Silva, Gonçalo Miguel Correia Melo da (Editor/Coordinator); Prata, Sara (Editor/Coordinator).

Lisboa : IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2019. 552 p. (Coleção Estudos; No. 19).

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval

A2 - Andrade, Amélia Aguiar

A2 - Tente, Catarina

A2 - Silva, Gonçalo Miguel Correia Melo da

A2 - Prata, Sara

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# UID/HIS/00749/2019

PY - 2019/10

Y1 - 2019/10

N2 - Neste volume, vinte e oito investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda são responsáveis pela elaboração de vinte e dois artigos com os quais responderam ao desafio que os organizadores lançaram à comunidade científica de desenvolvimento de reflexões sobre um tema particularmente pertinente na cidade medieval, uma vez que esta se definia quase sempre como um espaço fechado por uma muralha que criava a oposição entre interior e exterior, materializando desde logo sistemas de inclusão e exclusão. Recorrendo a uma pluralidade de idiomas que nos apraz registar -português, espanhol, francês e inglês- os seus estudos têm como espaço de observação uma diversidade de unidades políticas medievais que hoje integram as historiografias de Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Alemanha, com especial relevo para os diferentes reinos medievais ibéricos, sendo que neste último caso o enfoque não se limita à Cristandade, pois também podemos dispor de reflexões que têm como espaço de observação o Islão peninsular e/ou as suas permanências.

AB - Neste volume, vinte e oito investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda são responsáveis pela elaboração de vinte e dois artigos com os quais responderam ao desafio que os organizadores lançaram à comunidade científica de desenvolvimento de reflexões sobre um tema particularmente pertinente na cidade medieval, uma vez que esta se definia quase sempre como um espaço fechado por uma muralha que criava a oposição entre interior e exterior, materializando desde logo sistemas de inclusão e exclusão. Recorrendo a uma pluralidade de idiomas que nos apraz registar -português, espanhol, francês e inglês- os seus estudos têm como espaço de observação uma diversidade de unidades políticas medievais que hoje integram as historiografias de Portugal, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Alemanha, com especial relevo para os diferentes reinos medievais ibéricos, sendo que neste último caso o enfoque não se limita à Cristandade, pois também podemos dispor de reflexões que têm como espaço de observação o Islão peninsular e/ou as suas permanências.

KW - Cidades Medievais

KW - Inclusão e Exclusão Social

KW - História Urbana

KW - Arqueologia Medieval

KW - Medieval Towns

KW - Social Inclusion and Exclusion

KW - Urban History

KW - Medieval Archaeology

M3 - Book

SN - 978-989-54529-0-3

SN - 978-972-9040-16-0

T3 - Coleção Estudos

BT - Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval

PB - IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide

CY - Lisboa

ER -

Andrade AA, Tente C, Silva GMCMD, Prata S. Inclusão e Exclusão na Europa Urbana Medieval. Lisboa: IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2019. 552 p. (Coleção Estudos; 19).