I just wanna be a real boy

Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade

Research output: Contribution to conferenceOther

Abstract

O objetivo deste trabalho será indagar acerca do mais recente álbum de West, The Life of Pablo (2016) e sobre a sua postura face à sociedade, como símbolo da cultura musical popular e da noção de celebridade, ao mesmo tempo considerando o artista de uma perspectiva ideológica e política. Esta análise será auxiliada por um enquadramento teórico baseado no trabalho de Jean Baudrillard, - no que diz nomeadamente respeito aos conceitos de simulacro e hiper-realidade, que se creem ser aplicáveis ao caso em questão - e na noção de intertextualidade, que será explorada a propósito da composição musical com base em samples a que o artista recorre.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 29 Jun 2017
EventVI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’ - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisbon, Portugal
Duration: 9 Jun 201713 Jul 2017

Seminar

SeminarVI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’
CountryPortugal
CityLisbon
Period9/06/1713/07/17

Keywords

  • Kanye West
  • intertextualidade
  • sampling
  • significado musical

Cite this

Cruz, F. (2017). I just wanna be a real boy: Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade. VI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’, Lisbon, Portugal.
Cruz, Filipa. / I just wanna be a real boy : Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade. VI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’, Lisbon, Portugal.
@conference{e6c235427a15428090933d0b12fbad8e,
title = "I just wanna be a real boy: Kanye West, simulacro, espet{\'a}culo e intertextualidade",
abstract = "O objetivo deste trabalho ser{\'a} indagar acerca do mais recente {\'a}lbum de West, The Life of Pablo (2016) e sobre a sua postura face {\`a} sociedade, como s{\'i}mbolo da cultura musical popular e da no{\cc}{\~a}o de celebridade, ao mesmo tempo considerando o artista de uma perspectiva ideol{\'o}gica e pol{\'i}tica. Esta an{\'a}lise ser{\'a} auxiliada por um enquadramento te{\'o}rico baseado no trabalho de Jean Baudrillard, - no que diz nomeadamente respeito aos conceitos de simulacro e hiper-realidade, que se creem ser aplic{\'a}veis ao caso em quest{\~a}o - e na no{\cc}{\~a}o de intertextualidade, que ser{\'a} explorada a prop{\'o}sito da composi{\cc}{\~a}o musical com base em samples a que o artista recorre.",
keywords = "Kanye West, intertextualidade, sampling, significado musical",
author = "Filipa Cruz",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 ; null ; Conference date: 09-06-2017 Through 13-07-2017",
year = "2017",
month = "6",
day = "29",
language = "Portuguese",

}

Cruz, F 2017, 'I just wanna be a real boy: Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade' VI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’, Lisbon, Portugal, 9/06/17 - 13/07/17, .

I just wanna be a real boy : Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade. / Cruz, Filipa.

2017. VI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’, Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceOther

TY - CONF

T1 - I just wanna be a real boy

T2 - Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade

AU - Cruz, Filipa

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2017/6/29

Y1 - 2017/6/29

N2 - O objetivo deste trabalho será indagar acerca do mais recente álbum de West, The Life of Pablo (2016) e sobre a sua postura face à sociedade, como símbolo da cultura musical popular e da noção de celebridade, ao mesmo tempo considerando o artista de uma perspectiva ideológica e política. Esta análise será auxiliada por um enquadramento teórico baseado no trabalho de Jean Baudrillard, - no que diz nomeadamente respeito aos conceitos de simulacro e hiper-realidade, que se creem ser aplicáveis ao caso em questão - e na noção de intertextualidade, que será explorada a propósito da composição musical com base em samples a que o artista recorre.

AB - O objetivo deste trabalho será indagar acerca do mais recente álbum de West, The Life of Pablo (2016) e sobre a sua postura face à sociedade, como símbolo da cultura musical popular e da noção de celebridade, ao mesmo tempo considerando o artista de uma perspectiva ideológica e política. Esta análise será auxiliada por um enquadramento teórico baseado no trabalho de Jean Baudrillard, - no que diz nomeadamente respeito aos conceitos de simulacro e hiper-realidade, que se creem ser aplicáveis ao caso em questão - e na noção de intertextualidade, que será explorada a propósito da composição musical com base em samples a que o artista recorre.

KW - Kanye West

KW - intertextualidade

KW - sampling

KW - significado musical

M3 - Other

ER -

Cruz F. I just wanna be a real boy: Kanye West, simulacro, espetáculo e intertextualidade. 2017. VI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’, Lisbon, Portugal.