TY - BOOK
T1 - HERIT-AGES. Trânsições Vítreas
AU - Ferreira, Joana Lia
AU - Coutinho, Inês
AU - Rodrigues, Alexandra
AU - Borges, Breno
AU - Sousa, M. Luísa
AU - França de Sa, Susana
AU - Pereira, Hugo Silveira
AU - Callapez, Maria Elvira
AU - Ferreira, Maria Emília
N1 - Acknowledgements
To the students Henriqueta Lopes da Silva and Inês Melo for their collaboration with the academic work they developed within the scope of the Dissertation (Master in Heritage, NOVAFCSH) and Project (Master in CR, NOVAFCT), respectively.
To the Master's students in CR (NOVA FCT) Bruna Farinha, Cristiana Damas and Sofia Pires, for their support in setting up and dismantling the exhibition.
To Ana Marques Pereira (private collector) for the loan of objects from her collection that greatly enriched the exhibition.
Funding FCT-MCTES
EXPL/HAR-HIS/0146/2021
PY - 2024
Y1 - 2024
N2 - Com mais de 5000 anos de existência, o vidro faz parte de muitos aspectos do quotidiano. O plástico, com uma história muito mais recente, é um material ubíquo cuja produção ultrapassou outros materiais mais antigos. O vidro e o plástico partilham características que os tornam adequados para desempenhar as mesmas funções e possuem tanto aspectos que os unem como que os separam. Assim, num primeiro momento, a indústria do plástico evoluiu directamente a partir da indústria do vidro, dos seus trabalhadores e das suas competências (Portugal e outros países). Por um lado, devido ao impacto negativo no meio ambiente, o plástico tem hoje uma hipervisibilidade. Por outro lado, apesar de o vidro ter permitido desenvolvimentos técnicos substanciais (ex. fibra óptica) e ter sido universalmente usado, nunca teve grande visibilidade no domínio público. Por diversos motivos, até ao momento, o vidro e o plástico não têm sido uma prioridade na preservação do património.
AB - Com mais de 5000 anos de existência, o vidro faz parte de muitos aspectos do quotidiano. O plástico, com uma história muito mais recente, é um material ubíquo cuja produção ultrapassou outros materiais mais antigos. O vidro e o plástico partilham características que os tornam adequados para desempenhar as mesmas funções e possuem tanto aspectos que os unem como que os separam. Assim, num primeiro momento, a indústria do plástico evoluiu directamente a partir da indústria do vidro, dos seus trabalhadores e das suas competências (Portugal e outros países). Por um lado, devido ao impacto negativo no meio ambiente, o plástico tem hoje uma hipervisibilidade. Por outro lado, apesar de o vidro ter permitido desenvolvimentos técnicos substanciais (ex. fibra óptica) e ter sido universalmente usado, nunca teve grande visibilidade no domínio público. Por diversos motivos, até ao momento, o vidro e o plástico não têm sido uma prioridade na preservação do património.
U2 - 10.34619/tlqy-yib6
DO - 10.34619/tlqy-yib6
M3 - Book
SN - 978-989-9164-23-9
BT - HERIT-AGES. Trânsições Vítreas
PB - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
ER -