Guerra e Religião: As narrativas de conquista das cidades do Sul

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

O conjunto de textos narrativos sobre as conquistas cristãs das cidades do Sul têm sido mais lidos e mais valorizados como testemunhos das dinâmicas de expansão territorial do reino, menos trabalhados naquilo que revelam da percepção da guerra no Ocidente peninsular. A partir das narrativas relativas às conquistas de Santarém, de Lisboa, de Silves e de Alcácer, inventariam-se as diversas manifestações do sagrado, desde as orações, à presença de eclesiásticos e de símbolos religiosos nos exércitos, às celebrações rituais que pontuavam a evolução dos combates, ou às demonstrações do apoio de Deus, patentes através de prodígios e de milagres. Com base nesses dados, interrogar-se-á o modo como nelas se combinava a guerra com a religião, como esta servia para assistir a condução dos combates, enquadrando-os num plano superior e assim os justificando, ou como ela se converteu, em graus diversos, num dos componentes essenciais das acções guerreiras. Para averiguar a maior ou menor articulação entre aquelas duas esferas, e, no limite, entre os ideais da Cruzada e da Reconquista, haverá ainda que considerar as justificações da guerra e as motivações dos combatentes, ou aquilo que esses textos traduzem da visão do inimigo, aspectos essenciais para perceber a natureza dos combates e o estatuto de quem neles perdia a vida.
Original languagePortuguese
Title of host publicationHombres de religión y guerra
Subtitle of host publication Cruzada y guerra santa en la Edad Media peninsular (siglos X-XV)
Editors Carlos de Ayala Martínez, Santiago Ontalva, J.
Place of PublicationMadrid
PublisherSílex Ediciones
ISBN (Print)9788477375494
Publication statusPublished - 2018
EventHombres de religión y guerra: Cruzada y guerra santa en la Edad Media peninsular (siglos X-XV) - Universidad Autonoma de Madrid e Casa Arabe, Madrid, Spain
Duration: 29 Nov 20171 Dec 2017
https://www.uam.es/FyL/Hombres-de-religion-y-guerra/1446754133793.htm?language=es_ES&pid=1234889918902&title=Hombres%20de%20religi%C3%B3n%20y%20guerra.%20Cruzada%20y%20guerra%20santa%20en%20la%20Edad%20Media%20peninsular%20(siglos%20X-XV)

Publication series

NameSílex Universidad

Conference

ConferenceHombres de religión y guerra
CountrySpain
CityMadrid
Period29/11/171/12/17
Internet address

Keywords

  • Cruzada
  • Reconquista
  • Portugal
  • Ordens Militares
  • Peregrinação
  • Penitência

Cite this

Oliveira, L. F. S. D. D. (2018). Guerra e Religião: As narrativas de conquista das cidades do Sul. In C. D. Ayala Martínez, & S. Ontalva, J. (Eds.), Hombres de religión y guerra : Cruzada y guerra santa en la Edad Media peninsular (siglos X-XV) (Sílex Universidad). Madrid: Sílex Ediciones.