Grupos musicais, sociabilidade e repertório: em busca de uma abordagem articulada

Marcos Câmara de Castro, Thiago Garcia dos Santos, Guilhermina Lopes, Juliana Soares da Costa Silva

Research output: Contribution to conferenceAbstract

1 Downloads (Pure)

Abstract

Em musicologia, a abordagem da partitura como autoridade máxima e objeto privilegiado, em detrimento da dimensão social da música, tem sido bastante questionada. Outras áreas afins, por sua vez, tomam a sociabilidade e o contexto cultural como ponto de partida. Entretanto, tais estudos muitas vezes deixam de lado aspectos estruturais, estilísticos ou sônicos que muito poderiam dizer sobre as relações em foco. Num esforço de superação de tal dicotomia, as comunicações deste painel procuram destacar a articulação entre esses vários pontos no contexto de três grupos musicais com muitos anos de existência, em distintos países: o Choeur d’Hommes Jean Bouillet, na França, o Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música, em Portugal e a Corporação Musical Operária da Lapa, no Brasil. As pesquisas dos autores são desenvolvidas no âmbito do projeto temático “O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia” (FAPESP-UNICAMP/USP), cujo título faz referência ao conceito de musicking, desenvolvido por Christopher Small. Indicando ação e processo, o termo constitui um alerta para a necessidade de compreender a música a partir da consideração de todas as pessoas e aspectos envolvidos em sua produção, recepção, apropriação e circulação. Nessa perspectiva, destacamos, na história e na prática atual dos grupos estudados, a articulação entre repertório, sociabilidade, aprendizagem, contextos de atuação e relação com a comunidade. Observa-se a imbricação de aspectos aparentemente excludentes, como popular/erudito, música escrita/tradição oral, profissional/ amador, música participativa/apresentacional e música de concerto/Hausmusik.
Original languagePortuguese
Pages30
Number of pages1
Publication statusPublished - May 2017
EventVIII Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Duration: 1 May 20174 May 2017

Conference

ConferenceVIII Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia
CountryBrazil
Period1/05/174/05/17

Keywords

  • musicologia
  • sociabilidade

Cite this

Castro, M. C. D., Santos, T. G. D., Lopes, G., & Silva, J. S. D. C. (2017). Grupos musicais, sociabilidade e repertório: em busca de uma abordagem articulada. 30. Abstract from VIII Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Brazil.