Governação e governança dos serviços públicos em Portugal: das práticas do passado aos desafios contemporâneos

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

As profundas alterações estruturais ocorridas nas últimas décadas na Europa e em Portugal e, mais recentemente, a emergência de políticas neoliberais e o contexto de crise económico-financeira têm contribuído para «novas geografias» dos serviços públicos, associadas a novos modelos de governação e de governança (p.e., no Reino Unido, a Big Society; na Holanda, a Sociedade Participativa). Este artigo visa, por um lado, sintetizar o papel atribuído aos serviços públicos e às questões territoriais nos modelos de governação adotados em Portugal de 1975 à atualidade através da análise dos dezanove programas de Governo e, por outro lado, analisar os desafios que os serviços públicos enfrentam atualmente, atendendo a um conjunto de diplomas publicados nos últimos três anos, baseados em novos quadros de referência de governação e de governança, com profundos impactos nos territórios, designadamente na reorganização territorial das redes de serviços públicos.
Original languagePortuguese
Title of host publicationValores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho
Pages803-808
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this

Tomé, R., & Teixeira, J. A. (2015). Governação e governança dos serviços públicos em Portugal: das práticas do passado aos desafios contemporâneos. In Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa (pp. 803-808). Lisboa: Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho.
Tomé, Ricardo ; Teixeira, José Afonso. / Governação e governança dos serviços públicos em Portugal: das práticas do passado aos desafios contemporâneos. Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa. Lisboa : Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2015. pp. 803-808
@inproceedings{a3523aba62f54ccdb1fef2c92756bc78,
title = "Governa{\cc}{\~a}o e governan{\cc}a dos servi{\cc}os p{\'u}blicos em Portugal:: das pr{\'a}ticas do passado aos desafios contempor{\^a}neos",
abstract = "As profundas altera{\cc}{\~o}es estruturais ocorridas nas {\'u}ltimas d{\'e}cadas na Europa e em Portugal e, mais recentemente, a emerg{\^e}ncia de pol{\'i}ticas neoliberais e o contexto de crise econ{\'o}mico-financeira t{\^e}m contribu{\'i}do para «novas geografias» dos servi{\cc}os p{\'u}blicos, associadas a novos modelos de governa{\cc}{\~a}o e de governan{\cc}a (p.e., no Reino Unido, a Big Society; na Holanda, a Sociedade Participativa). Este artigo visa, por um lado, sintetizar o papel atribu{\'i}do aos servi{\cc}os p{\'u}blicos e {\`a}s quest{\~o}es territoriais nos modelos de governa{\cc}{\~a}o adotados em Portugal de 1975 {\`a} atualidade atrav{\'e}s da an{\'a}lise dos dezanove programas de Governo e, por outro lado, analisar os desafios que os servi{\cc}os p{\'u}blicos enfrentam atualmente, atendendo a um conjunto de diplomas publicados nos {\'u}ltimos tr{\^e}s anos, baseados em novos quadros de refer{\^e}ncia de governa{\cc}{\~a}o e de governan{\cc}a, com profundos impactos nos territ{\'o}rios, designadamente na reorganiza{\cc}{\~a}o territorial das redes de servi{\cc}os p{\'u}blicos.",
author = "Ricardo Tom{\'e} and Teixeira, {Jos{\'e} Afonso}",
year = "2015",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-99244-1-3",
pages = "803--808",
booktitle = "Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa",
publisher = "Associa{\cc}{\~a}o Portuguesa de Ge{\'o}grafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho",

}

Tomé, R & Teixeira, JA 2015, Governação e governança dos serviços públicos em Portugal: das práticas do passado aos desafios contemporâneos. in Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa. Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Lisboa, pp. 803-808, X CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA, Lisboa, Portugal, 9/09/15.

Governação e governança dos serviços públicos em Portugal: das práticas do passado aos desafios contemporâneos. / Tomé, Ricardo; Teixeira, José Afonso.

Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa. Lisboa : Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho, 2015. p. 803-808.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Governação e governança dos serviços públicos em Portugal:

T2 - das práticas do passado aos desafios contemporâneos

AU - Tomé, Ricardo

AU - Teixeira, José Afonso

PY - 2015

Y1 - 2015

N2 - As profundas alterações estruturais ocorridas nas últimas décadas na Europa e em Portugal e, mais recentemente, a emergência de políticas neoliberais e o contexto de crise económico-financeira têm contribuído para «novas geografias» dos serviços públicos, associadas a novos modelos de governação e de governança (p.e., no Reino Unido, a Big Society; na Holanda, a Sociedade Participativa). Este artigo visa, por um lado, sintetizar o papel atribuído aos serviços públicos e às questões territoriais nos modelos de governação adotados em Portugal de 1975 à atualidade através da análise dos dezanove programas de Governo e, por outro lado, analisar os desafios que os serviços públicos enfrentam atualmente, atendendo a um conjunto de diplomas publicados nos últimos três anos, baseados em novos quadros de referência de governação e de governança, com profundos impactos nos territórios, designadamente na reorganização territorial das redes de serviços públicos.

AB - As profundas alterações estruturais ocorridas nas últimas décadas na Europa e em Portugal e, mais recentemente, a emergência de políticas neoliberais e o contexto de crise económico-financeira têm contribuído para «novas geografias» dos serviços públicos, associadas a novos modelos de governação e de governança (p.e., no Reino Unido, a Big Society; na Holanda, a Sociedade Participativa). Este artigo visa, por um lado, sintetizar o papel atribuído aos serviços públicos e às questões territoriais nos modelos de governação adotados em Portugal de 1975 à atualidade através da análise dos dezanove programas de Governo e, por outro lado, analisar os desafios que os serviços públicos enfrentam atualmente, atendendo a um conjunto de diplomas publicados nos últimos três anos, baseados em novos quadros de referência de governação e de governança, com profundos impactos nos territórios, designadamente na reorganização territorial das redes de serviços públicos.

M3 - Conference contribution

SN - 978-989-99244-1-3

SP - 803

EP - 808

BT - Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa

PB - Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho

CY - Lisboa

ER -

Tomé R, Teixeira JA. Governação e governança dos serviços públicos em Portugal: das práticas do passado aos desafios contemporâneos. In Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa. Lisboa: Associação Portuguesa de Geógrafos e Departamento de Geografia da Universidade do Minho. 2015. p. 803-808