GOVERNÂNCIA AMBIENTAL– promoção de uma cidadania ativa

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

A crescente consciencialização do cidadão sobre o valor dos recursos costeiros leva as comunidades locais a tornarem-se promotoras da sustentabilidade através do uso e disseminação de boas práticas. Metodologias participativas para a gestão integrada costeira, envolvendo diretamente os atores sociais no processo decisório, foram exploradas em dois projetos:

1) O projeto MARGov visando a capacitação e envolvimento de atores chave para uma mudança assegurando um Oceano mais sustentável e o reforço da dimensão social, contribuindo para a minimização/ resolução do conflito através da promoção do diálogo eco-social, onde um modelo de governância para um Parque Marinho da Arrábida foi colaborativamente construído.

2) O projeto Value of Waves and Ocean Culture inicialmente focado numa avaliação económica, integrou em Portugal as dimensões ambientais, sociais e culturais, estando de momento em desenvolvimento um modelo de governância.

Estas metodologias, replicáveis noutros locais, visam contribuir reforço efetivo das decisões públicas para uma gestão costeira integrada.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2015
EventXII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) /1º Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa: GT07B: Participação pública - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL, Lisboa, Portugal
Duration: 1 Feb 20155 Feb 2015

Conference

ConferenceXII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) /1º Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
CountryPortugal
CityLisboa
Period1/02/155/02/15

Keywords

  • Governância
  • Colaboração
  • Cidadania

Cite this