Gomes de Brito (1843-1923): Figura Multifacetada na História de Lisboa

Research output: Contribution to conferenceAbstract

8 Downloads (Pure)

Abstract

No âmbito do Congresso Internacional Historiografia das Cidades, vimos propor uma apresentação subordinada à figura de José Joaquim Gomes de Brito (1843-1923), que foi uma personalidade multifacetada, em grande medida ligada à olisipografia. Sócio fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa, tomou parte nos trabalhos preparatórios para a fundação da Sociedade dos Jornalistas e Escritores Portugueses, tendo sido diretor-gerente da Sociedade de Artistas, de que faziam parte vários atores, como Eduardo Brazão, João e Augusto Rosa. Foi ainda colaborador do jornal de Rafael Bordalo Pinheiro, O Binóculo (1870) – sendo que conheceu o caricaturista justamente através da paixão de ambos pelas artes dramáticas. Funcionário da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1886 e 1916, desempenhou importantes comissões de serviço e, em 1911, foi encarregado de dirigir interinamente o Arquivo Municipal. Publicou vários artigos em jornais, muitos deles dedicados à história de Lisboa, sendo esse o caso de um estudo sobre a Rua de São Tomé, na Revolução de Setembro (1880) e «Os Itinerários de Lisboa», na Revista de Educação e Ensino (1900). O livro Ruas de Lisboa é uma obra póstuma, publicada em 1935.
A nossa apresentação procurará apresentar as diversas facetas de Gomes de Brito, quer como jornalista, quer na sua ligação ao teatro, aqui abordando a amizade com Rafael Bordalo Pinheiro – que o caricaturou nos seus jornais e sobre o qual escreveu um texto que serve de introdução ao «Inventário da Obra Artística do Desenhador» (de Álvaro Neves). Contudo, a ênfase da nossa apresentação irá incidir sobretudo no trabalho de Gomes de Brito na cidade de Lisboa, quer como funcionário da Câmara Municipal e director do Arquivo Municipal, quer na publicação de textos relacionados com a olisipografia, em especial na obra Lisboa do Passado, Lisboa dos Nossos Dias (1911), onde reúne artigos que vieram «a lume em vários periódicos da capital», e as Ruas de Lisboa, revista e prefaciada por António Baião.
Original languageEnglish
Pages19
Number of pages1
Publication statusPublished - 21 Sept 2023
EventCongresso Internacional Historiografia das Cidades - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal
Duration: 20 Sept 202321 Sept 2023
https://historiography-cities.weebly.com/

Conference

ConferenceCongresso Internacional Historiografia das Cidades
Country/TerritoryPortugal
CityLisboa
Period20/09/2321/09/23
Internet address

Keywords

  • Lisboa
  • Gomes de Brito
  • Olisipografia
  • História das Cidades

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Gomes de Brito (1843-1923): Figura Multifacetada na História de Lisboa'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this