A Gentrificação como Procedimento Global

Translated title of the contribution: Gentrification as global procedure

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

5 Downloads (Pure)

Abstract

Ainda que encarado com suspeição, a gentrificação tornou-se um procedimento inescapável, modelando a geografia urbana das cidades sob a égide do capitalismo. Os bairros gentrificados, se tomarmos por verdadeiro o diagnóstico feito por diversos analistas do Social, tornam-se zonas de clivagem, porquanto a renovação não se dá apenas nos edifícios e áreas adjacentes, mas porque supõe a renovação de toda uma geografia humana. Esta divisão entre propriedade privada (os edifícios) e o espaço público (o lá fora a que se chama bairro), é nitidamente uma questão antiga. Contudo, e isso sim é novo, o processo de gentrificação parece ser cada vez mais suscitado pelo uso das tecnologias da informação – assente particularmente no desenvolvimento do estilo airbnb. Daqui sobrevêm várias conse- quências. Este capítulo procurará pensar as novas associações compreendidas no espaço urbano, avaliando como a gentrificação se tem constituído um procedimento global.
Original languagePortuguese
Title of host publicationNeighbourhood & City
Subtitle of host publicationBetween digital and analogue perspectives
EditorsMarluci Menezes, Carlos Smaniotto Costa
Place of PublicationLisboa
PublisherEdições Universitárias Lusófonas
Pages35-45
Number of pages10
ISBN (Print)978-989-757-077-3
Publication statusPublished - 2019

Keywords

  • Gentrificação
  • Capitalismo
  • Ambiente tematizado
  • Airbnb
  • Turismo
  • Teoria Ator-Rede

Fingerprint Dive into the research topics of 'Gentrification as global procedure'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Leitão, C. P. (2019). A Gentrificação como Procedimento Global. In M. Menezes, & C. S. Costa (Eds.), Neighbourhood & City: Between digital and analogue perspectives (pp. 35-45). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.