Gentes e lobos: histórias e vivências do Barroso e de outros lugares

Translated title of the contribution: People and wolves: stories and experiences of Barroso and other places

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

71 Downloads (Pure)

Abstract

Este capítulo apresenta histórias e vivências em torno do lobo explorando discursos, representações, práticas e seguindo um enquadramento antropológico para analisar perceções, crenças e conhecimentos.
Entre os carnívoros selvagens o lobo é a espécie mais frequente na literatura portuguesa. A maioria das referências diz respeito ao conflito e aos prejuízos económicos causados pelos ataques de lobos aos animais domésticos e está relacionada com uma visão necessariamente de domínio e utilitarismo prevalente
nas comunidades rurais. No entanto, diversos exemplos revelam, também, proximidade entre o lobo e os humanos e a existência de um conhecimento ecológico local sobre a espécie. Existem igualmente aspetos menos conhecidos tais como
sentimentos de ambivalência, admiração, tolerância e fascínio pelo lobo bem como o reconhecimento do seu direito à existência. Os testemunhos na primeira pessoa das regiões do Barroso, de Moura Barrancos e de alguns autores da literatura, são disso exemplo.
Descrevem-se práticas do passado como técnicas de proteção do gado, batidas organizadas, recompensas e o lobo como um bode expiatório das dificuldades da vida camponesa rural. O desejo humano de controlar o lobo representa a clássica conquista do selvagem.
O lobo é também objeto de outras atribuições simbólicas tais como bruxaria, religião, crenças específicas e folclore e por outro lado associado à liberdade e ao interior sombrio dos humanos.
Uma história original entre um lobo e um cesteiro é aqui apresentada como exemplo das várias facetas da relação humanos/lobos e que podem subsistir no futuro, não necessariamente polarizadas em extremos negativo ou positivo mas que coexistem: o animal nocivo e a nobre fera
Translated title of the contributionPeople and wolves: stories and experiences of Barroso and other places
Original languagePortuguese
Title of host publicationBichos Vividos
EditorsCarlota Simões, Ana Guimarães
Place of PublicationCoimbra
PublisherImprensa da Universidade de Coimbra
Pages161-190
Number of pages28
ISBN (Electronic)978-989-26-2281-1
ISBN (Print)978-989-26-2280-4
DOIs
Publication statusPublished - 2022

Keywords

  • Conhecimento ecológico
  • Pesquisa etnoecológica
  • Relação humanos-lobo
  • Memória oral
  • Literatura portuguesa

Fingerprint

Dive into the research topics of 'People and wolves: stories and experiences of Barroso and other places'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this