Futuros passados, futuro ausente ou um terraço para outra coisa ainda?

Um ensaio sobre usos da memória, teoria e métodos

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Esta obra aborda questões metodológicas e epistemológicas cruciais para o desenvolvimento da investigação sociológica actual. Ela traduz um momento de síntese do conhecimento sobre as metodologias no campo da Sociologia e faz uma meta-reflexão a partir dos problemas e soluções encontradas em mais de duas dezenas de investigações empíricas. Inclui estudos com diferentes âmbitos geográficos (nacional, regional e local), centrados na actualidade ou recuando no tempo sempre que necessário, com abordagens metodológicas variadas (qualitativas, quantitativas e mistas) e que recorrem a escalas de observação distintas (macro, meso e micro).
Este livro de metodologia não pretende substituir os manuais já existentes, não repetindo as questões aí abordadas. Ele deve ser entendido como um instrumento metodológico complementar, com questões e temáticas que resultam da experiência de pesquisa, na área das Ciências Sociais, de uma ampla e pluridisciplinar equipa de investigação, ao longo dos últimos 25 anos. Ele percorre as principais fases e momentos da pesquisa, esperando-se que constitua um instrumento útil para estudantes, investigadores e investigadoras.
Original languagePortuguese
Title of host publicationMetodologias de investigação sociológica
EditorsManuel Lisboa
Place of PublicationFamalicão
PublisherEditora Húmus
Pages131-162
Number of pages32
ISBN (Print)978-989-755-223-6
Publication statusPublished - Oct 2016

Cite this

Godinho, P. C. A. (2016). Futuros passados, futuro ausente ou um terraço para outra coisa ainda? Um ensaio sobre usos da memória, teoria e métodos. In M. Lisboa (Ed.), Metodologias de investigação sociológica (pp. 131-162). Famalicão: Editora Húmus.
Godinho, Paula Cristina Antunes. / Futuros passados, futuro ausente ou um terraço para outra coisa ainda? Um ensaio sobre usos da memória, teoria e métodos. Metodologias de investigação sociológica. editor / Manuel Lisboa. Famalicão : Editora Húmus, 2016. pp. 131-162
@inbook{87854cad17ad4e518fc482a39886afe2,
title = "Futuros passados, futuro ausente ou um terra{\cc}o para outra coisa ainda?: Um ensaio sobre usos da mem{\'o}ria, teoria e m{\'e}todos",
abstract = "Esta obra aborda quest{\~o}es metodol{\'o}gicas e epistemol{\'o}gicas cruciais para o desenvolvimento da investiga{\cc}{\~a}o sociol{\'o}gica actual. Ela traduz um momento de s{\'i}ntese do conhecimento sobre as metodologias no campo da Sociologia e faz uma meta-reflex{\~a}o a partir dos problemas e solu{\cc}{\~o}es encontradas em mais de duas dezenas de investiga{\cc}{\~o}es emp{\'i}ricas. Inclui estudos com diferentes {\^a}mbitos geogr{\'a}ficos (nacional, regional e local), centrados na actualidade ou recuando no tempo sempre que necess{\'a}rio, com abordagens metodol{\'o}gicas variadas (qualitativas, quantitativas e mistas) e que recorrem a escalas de observa{\cc}{\~a}o distintas (macro, meso e micro).Este livro de metodologia n{\~a}o pretende substituir os manuais j{\'a} existentes, n{\~a}o repetindo as quest{\~o}es a{\'i} abordadas. Ele deve ser entendido como um instrumento metodol{\'o}gico complementar, com quest{\~o}es e tem{\'a}ticas que resultam da experi{\^e}ncia de pesquisa, na {\'a}rea das Ci{\^e}ncias Sociais, de uma ampla e pluridisciplinar equipa de investiga{\cc}{\~a}o, ao longo dos {\'u}ltimos 25 anos. Ele percorre as principais fases e momentos da pesquisa, esperando-se que constitua um instrumento {\'u}til para estudantes, investigadores e investigadoras.",
author = "Godinho, {Paula Cristina Antunes}",
note = "UID/HIS/04209/2013",
year = "2016",
month = "10",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-755-223-6",
pages = "131--162",
editor = "Manuel Lisboa",
booktitle = "Metodologias de investiga{\cc}{\~a}o sociol{\'o}gica",
publisher = "Editora H{\'u}mus",

}

Godinho, PCA 2016, Futuros passados, futuro ausente ou um terraço para outra coisa ainda? Um ensaio sobre usos da memória, teoria e métodos. in M Lisboa (ed.), Metodologias de investigação sociológica. Editora Húmus, Famalicão, pp. 131-162.

Futuros passados, futuro ausente ou um terraço para outra coisa ainda? Um ensaio sobre usos da memória, teoria e métodos. / Godinho, Paula Cristina Antunes.

Metodologias de investigação sociológica. ed. / Manuel Lisboa. Famalicão : Editora Húmus, 2016. p. 131-162.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - Futuros passados, futuro ausente ou um terraço para outra coisa ainda?

T2 - Um ensaio sobre usos da memória, teoria e métodos

AU - Godinho, Paula Cristina Antunes

N1 - UID/HIS/04209/2013

PY - 2016/10

Y1 - 2016/10

N2 - Esta obra aborda questões metodológicas e epistemológicas cruciais para o desenvolvimento da investigação sociológica actual. Ela traduz um momento de síntese do conhecimento sobre as metodologias no campo da Sociologia e faz uma meta-reflexão a partir dos problemas e soluções encontradas em mais de duas dezenas de investigações empíricas. Inclui estudos com diferentes âmbitos geográficos (nacional, regional e local), centrados na actualidade ou recuando no tempo sempre que necessário, com abordagens metodológicas variadas (qualitativas, quantitativas e mistas) e que recorrem a escalas de observação distintas (macro, meso e micro).Este livro de metodologia não pretende substituir os manuais já existentes, não repetindo as questões aí abordadas. Ele deve ser entendido como um instrumento metodológico complementar, com questões e temáticas que resultam da experiência de pesquisa, na área das Ciências Sociais, de uma ampla e pluridisciplinar equipa de investigação, ao longo dos últimos 25 anos. Ele percorre as principais fases e momentos da pesquisa, esperando-se que constitua um instrumento útil para estudantes, investigadores e investigadoras.

AB - Esta obra aborda questões metodológicas e epistemológicas cruciais para o desenvolvimento da investigação sociológica actual. Ela traduz um momento de síntese do conhecimento sobre as metodologias no campo da Sociologia e faz uma meta-reflexão a partir dos problemas e soluções encontradas em mais de duas dezenas de investigações empíricas. Inclui estudos com diferentes âmbitos geográficos (nacional, regional e local), centrados na actualidade ou recuando no tempo sempre que necessário, com abordagens metodológicas variadas (qualitativas, quantitativas e mistas) e que recorrem a escalas de observação distintas (macro, meso e micro).Este livro de metodologia não pretende substituir os manuais já existentes, não repetindo as questões aí abordadas. Ele deve ser entendido como um instrumento metodológico complementar, com questões e temáticas que resultam da experiência de pesquisa, na área das Ciências Sociais, de uma ampla e pluridisciplinar equipa de investigação, ao longo dos últimos 25 anos. Ele percorre as principais fases e momentos da pesquisa, esperando-se que constitua um instrumento útil para estudantes, investigadores e investigadoras.

M3 - Chapter

SN - 978-989-755-223-6

SP - 131

EP - 162

BT - Metodologias de investigação sociológica

A2 - Lisboa, Manuel

PB - Editora Húmus

CY - Famalicão

ER -

Godinho PCA. Futuros passados, futuro ausente ou um terraço para outra coisa ainda? Um ensaio sobre usos da memória, teoria e métodos. In Lisboa M, editor, Metodologias de investigação sociológica. Famalicão: Editora Húmus. 2016. p. 131-162