"Fumos" de santidade?! O tabaco no quotidiano monático feminino

Research output: Contribution to conferenceAbstract

1 Downloads (Pure)

Abstract

A questão do monopólio ibérico do tabaco, por parte das coroas de Portugal e Castela, desde a sua implementação em meados do século XVI, gerou leituras historiográficas muito diversas, da fiscalidade ao consumo, passando pelo seu papel no contexto do tráfico esclavagista. Menos conhecido, é o tópico da presença do tabaco no quotidiano monástico, sobretudo feminino, quer no âmbito da produção e consumo, como na desobediência a normativas emanadas dos centros políticos e autoridades eclesiásticas. Pretende-se abordar essa lacuna, com base em fontes diversas, de fundos documentais a levantamentos arqueológicos, probatórios de uma realidade que pode configurar hábitos culturais geralmente pouco associados à religiosidade conventual.
Original languagePortuguese
Pages49-50
Number of pages2
Publication statusPublished - 2019
EventCongresso Internacional «Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas» - Universidade de Évora, Évora, Portugal
Duration: 22 Apr 201924 Apr 2019
https://www.cidehus.uevora.pt/atividades/eventos/(item)/25370

Conference

ConferenceCongresso Internacional «Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas»
CountryPortugal
CityÉvora
Period22/04/1924/04/19
Internet address

Keywords

  • quotidiano monástico feminino
  • tabaco
  • contrabando
  • insubmissão
  • idade moderna

Cite this

Figueiroa-Rego, J. (2019). "Fumos" de santidade?! O tabaco no quotidiano monático feminino. 49-50. Abstract from Congresso Internacional «Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas», Évora, Portugal.