De Portugal para a Índia. O Percurso da Arte Retabular na antiga Província do Norte em Goa. Inventário Artístico do Taluka de Tiswadi

Translated title of the contribution: From Portugal to India. The path of retable art in the territories of the ancient North Province and in Goa: Artistic Inventory of the Taluka of Tiswadi

Research output: ThesisDoctoral Thesis

Abstract

O advento da descoberta marítima para a Índia proporcionou a abertura do diálogo cultural da Europa com a Ásia de uma forma mais reiterada que a que se vinha repetindo por terra. Partiu-se de Lisboa em busca dos cristãos perdidos e nesta motivação justificaram-se os actos de cariz economicista.
As Ordens Religiosas somam novas almas, crescendo em cristãos e em território
nas igrejas improvisadas e pequenas ermidas que se tornariam importantes igrejas. Goa torna-se imponentemente na Roma do Oriente. Em cada navio de Lisboa chegam mais religiosos que irão suportar para a coroa portuguesa o peso das conversões religiosas e a coesão de um território alcançado mas tão longe para ser governado.
Constroem-se igrejas e decoram-se os espaços. A arte retabular, catalisador da fé, mostra nas imagens os benefícios da conversão sendo o retábulo seu veículo principal. O retábulo é o representante da fé pela arte, um livro em imagens. Depressa se verifica que este novo território é rico em artesãos hábeis na arte do entalhe que podem assumir as funções dos artistas europeus. A arte retabular indo-portuguesa assume-se como uma arte única, resultado da cooperação artística entre vários tipos de devoção religiosa – as indígenas e a importada – e produziu-se uma forma de arte que não é passível de ser encontrada em qualquer outra parte do mundo português.
Nesta tese de doutoramento onde apresentamos o inventário artístico exaustivo
dos retábulos do taluka de Tiswadi, iremos demonstrar os processos de produção
retabular em Goa, focando a nossa atenção no taluka de Tiswadi, local de chegada dos portugueses a este território e onde se ergueram as mais importantes igrejas da presença portuguesa. Iremos verificar a forma como as conjunturas artísticas se desenvolveram bem como estudar os denominadores de cada conjuntura, analisando as suas soluções formais e iconográficas e enunciar os seus intervenientes.

Palavras-chave: arte retabular; indo-português; diálogo artístico-cultural; inventário artístico.
Original languagePortuguese
QualificationDoctor of Philosophy
Awarding Institution
  • Universidade do Algarve
Supervisors/Advisors
  • Lameira, Francisco, Advisor, External person
Award date18 Jan 2016
Publication statusPublished - 2016

Fingerprint Dive into the research topics of 'From Portugal to India. The path of retable art in the territories of the ancient North Province and in Goa: Artistic Inventory of the Taluka of Tiswadi'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this