Do Algarve ao Império e à titulação: estratégias de nobilitação na Casa dos Barretos da Quarteira (1385-1599)

Translated title of the contribution: From Algarve to the Empire and the entitlement: enoblement strategies in the House of Quarteira (1385-1599)

Research output: Contribution to journalArticle

13 Downloads (Pure)

Abstract

Recorrendo a um conjunto documental inédito presente na Biblioteca do Rio de Janeiro, este artigo pretende estudar a evolução da Casa dos Barretos da Quarteira nos séculos XV e XVI. Partindo das origens da linhagem e da Casa em Portugal, o artigo aborda a estratégia de consolidação patrimonial e de engrandecimento da Casa ao longo do século XV, procurando percepcionar as bases exactas do poder alcançado no século XVI. Esta análise permite compreender como os Barretos da Quarteira evoluíram de uma nobreza de serviço provincial algarvia a uma nobreza de serviço cortesã que foi crescentemente acumulando cargos no Império (Marrocos, Índia e Brasil) durante o século XVI. Neste contexto, procura-se debater as condições que tornaram viável a titulação de uma não titular da Casa, D. Francisca de Aragão, em 1599, como 1º condessa de Ficalho, como corolário de uma estratégia prosseguida anteriormente e que tinha como fito a titulação da Casa.
Translated title of the contributionFrom Algarve to the Empire and the entitlement: enoblement strategies in the House of Quarteira (1385-1599)
Original languagePortuguese
Pages (from-to)12-35
Number of pages25
JournalMaracanan
Volume19
DOIs
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • Casa
  • Linhagem
  • Titulação
  • Algarve
  • Curialização

Fingerprint Dive into the research topics of 'From Algarve to the Empire and the entitlement: enoblement strategies in the House of Quarteira (1385-1599)'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this