Fortalezas Transfronteiriças do Rio Minho

Maria Helena Santos, Esmeralda Paupério, Aníbal Costa

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

O Núcleo de Reabilitação do Instituto da Construção (NR‑IC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) tem participado em diversos projetos envolvendo ações de inspeção, diagnóstico e intervenção em estruturas antigas.
A presente comunicação abordará as estruturas de defesa da fronteira do rio Minho, que foram alvo de um estudo integrado executado no âmbito do Plano Diretor das Fortalezas do Rio Minho executado para Comunidade Intermunicipal do Rio Minho no que se refere às fortalezas em território nacional. Um outro Plano Diretor foi executado por uma equipa espanhola para a Xunta da Galícia no que se refere às fortalezas situadas em território espanhol tendo posteriormente os dois planos diretores dado origem a um único Plano Diretor Conjunto dado a existência de pares opostos ou conjuntos fortificados, edificados em ambos os lados da fronteira tais como: A Guarda‑ Caminha; Goián‑ Vila Nova de Cerveira; Valença – Tui; Monção – Salvaterra e Melgaço – Fornelos.
Tratam‑se de estruturas que perderam a sua função original de defesa, assumindo hoje em dia um carácter simbólico de memória histórica. Se nalguns casos estas estruturas foram mantidas, noutros foram semidestruídas ou simplesmente abandonadas tendo chegado aos nossos dias bastante degradadas. Neste âmbito serão analisadas e caracterizadas a estrutura das diferentes estruturas de defesa e serão descritas e comentadas as abordagens de inspeção tendo em conta a grande dimensão da maioria das estruturas envolvidas.
Original languagePortuguese
Title of host publication2.º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira
Subtitle of host publicationCulturas Partilhadas
EditorsRui Fernandes Póvoas, João Mascarenhas Mateus
Place of PublicationPorto
PublisherCentro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Pages1219-1231
Volume2
ISBN (Print)978-989-8527-11-0
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • inspeção
  • terra
  • estruturas
  • muralhas
  • fortes

Cite this

Santos, M. H., Paupério, E., & Costa, A. (2016). Fortalezas Transfronteiriças do Rio Minho. In R. F. Póvoas, & J. M. M. (Eds.), 2.º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira : Culturas Partilhadas (Vol. 2, pp. 1219-1231). Porto: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.