Formação pedagógica no ensino superior. O caso dos docentes médicos

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

O presente artigo inscreve‑se na problemática da formação pedagógica dos docentes do ensino superior, mais especificamente dos docentes médicos. No que diz respeito aos referentes teóricos que o sustentaram, estabeleceu‑se a articulação entre os domínios da educação médica e da formação pedagógica dos professores do ensino superior.
Faz‑se referências à componente pedagógica da actividade académica e à necessidade de lhe ser atribuída importância, quer em termos da progressão na carreira docente, quer em termos de formação. São abordadas as características da actividade pedagógica dos docentes médicos e descrito o programa de formação pedagógica dos docentes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Das conclusões da experiência descrita, emergem as questões da liderança, do envolvimento e implicação dos docentes na sua própria formação, da criação de programas de desenvolvimento profissional e da existência, nas instituições, de estruturas vocacionadas para a formação, com destaque para o contributo dos especialistas em ciências da educação que nelas colaboram.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)111-124
Number of pages14
JournalRevista de Ciências da Educação
Issue number7
Publication statusPublished - 1 Sep 2008

Keywords

  • Docentes médicos
  • Educação médica
  • Ensino superior
  • Formação pedagógica

Cite this