Antevendo mais Lusofonia e outras memórias lusófilas

Translated title of the contribution: Foreseeing more Lusophonia, and other lusophile memories

Research output: Working paper

14 Downloads (Pure)

Abstract

Estas memórias “lusófilas” pretendem revelar a diversidade da lusofonia no espaço e no tempo. Arriscando alguma redundancia, reúnem oito textos escritos na Praia das Maçãs ao longo dos últimos dez anos sobre a relevância da Comunidade de Países de Língua Portuguesa enquanto organização multilateral baseada na cultura com sede em Lisboa. Evoco Jill Dias e Antonio Braz, reproduzo dois contributos para um Blogue de História Lusófona que existiu no IICT, três apresentações em inglês na Nova e em Cascais, bem como um ensaio acerca do futuro, focado em Angola, que dá o título. Além da ligação á Europa, que Portugal costuma esquecer, sustento que a dimensão económica e científica da CPLP para os seus membros (seis na Africa ao sul do Sara, Brasil e
Timor além de Portugal) é complementar da cultural, pelo que a relevância da lusofonia se pode exprimir não apenas em português mas também noutras línguas veiculares, como o inglês. Isso tornou-se mais premente desde que dois membros do G20 e da OCDE se tornaram observadores da CPLP.
Original languagePortuguese
Number of pages47
Publication statusPublished - Jan 2018

Publication series

NameFEUNL Working Paper Series
PublisherNova School of Business and Economics
No.622

Fingerprint Dive into the research topics of 'Foreseeing more Lusophonia, and other lusophile memories'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Braga de Macedo, J. (2018). Antevendo mais Lusofonia e outras memórias lusófilas. (FEUNL Working Paper Series; No. 622).