Extraordinários sucessos do Terramoto de 1755

Memória histórica de frei Tomás de Aquino

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Extraordinários sucessos do Terramoto de 1755. Memória Histórica de frei Tomás de Aquino. Edição do Arquivo Municipal de Lisboa com transcrição e estudo introdutório de Edite Martins Alberto e apresentação de João de Figueirôa-Rego.

A presente edição torna público o manuscrito de frei Tomás de Aquino, "Memória de extraordinarios sucessos offerecida como signal de eterno agradecimento pela conservação da vida de seus filhos em o Terremoto do 1º de Novembro de 1755 ao sempre illustre e amavel Pay São Bento, Principe dos Patriarcas...”, do acervo documental do Arquivo Municipal.
O manuscrito, até agora desconhecido do público, foi redigido em 1758 por frei Tomás de Aquino e constitui uma preciosa fonte para o conhecimento de Lisboa nos tempos posteriores ao Terramoto de 1755.

Escrito por um frade beneditino, e referindo-se ao Mosteiro de São Bento, o manuscrito original propriedade da autarquia lisboeta, encontra-se actualmente emprestado pelo Arquivo Municipal ao Museu da Assembleia da República, onde decorre a exposição comemorativa dos 400 anos de utilização efetiva do espaço, intitulada "O Mosteiro de S. Bento da Saúde: de Casa Religiosa a sede do Parlamento”.

A publicação de fontes tem sido um dos objetivos do Arquivo Municipal de Lisboa, visando facilitar a investigação e a divulgação do seu acervo documental. Agora, apresenta-se publicamente mais uma edição, um contributo para o conhecimento de Lisboa destinado a todos os investigadores e interessados no conhecimento da história da cidade.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherCâmara Municipal de Lisboa - Arquivo Municipal
Number of pages95
ISBN (Print)9789899950511
Publication statusPublished - 2016

Cite this