Evolução das redes locais de solidariedade em Portugal: Análise em tempos de pandemia e perspetivas para o futuro

João Seixas, José Mota, Alexandra Ataíde, Carolina Cardoso

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

23 Downloads (Pure)

Abstract

As redes locais de solidariedade foram essenciais para uma resposta mais abrangente e eficaz aos profundos impactos sociais resultantes da pandemia e dos diferentes períodos de confinamento vividos, sobretudo junto dos grupos mais vulneráveis da sociedade portuguesa.
Estas redes podem analisar-se através de distintos tipos de características, estruturas e dinamismos: pela natureza e fins da sua ação, pela capacidade de articulação nas respostas (entre a sociedade civil organizada, o Estado e as empresas privadas), pelos processos e perfis de resposta, de mobilização, de ação e consequentemente de impacto na vida das mais diversas e distintas comunidades.
Propõe-se aqui analisar estes processos de estruturação das redes
locais de solidariedade criadas ou transformadas em Portugal durante a pandemia, e os seus impactos, discutindo ainda suas perspetivas futuras. Esta análise é desenvolvida através dos resultados de um inquérito efetuado a mais de duas centenas de iniciativas no terreno no final do primeiro confinamento, bem como por uma ilustração mais direta de dois casos de estudo em distintos territórios — em Aveiro, na região Centro (Vizinhos de Aveiro e Cidadania Lab) e no Barreiro, na Área Metropolitana de Lisboa (Vizinhos do Barreiro e LABIC Barreiro Velho).
O texto encontra-se dividido em cinco partes, que reflectem os
seguintes aspectos: o impacto da Covid-19 em Portugal; a evolução recente da cidadania e das redes locais de ação em Portugal; uma análise das redes territoriais de solidariedade no país durante a pandemia; uma ilustração de dois casos de estudo referentes a coletivos de vizinhos e laboratórios de cidadania; e, finalmente, as conclusões.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEl apoyo mutuo en tiempos de crisis
Subtitle of host publicationLa solidariedad ciudadana durante la pandemia COVID-19
EditorsOriol Nel·lo, Ismael Blanco, Ricard Gomà
Place of PublicationCiudad de Mexico
PublisherConselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)
Pages193-224
Number of pages32
ISBN (Print)978-987-813-190-0
Publication statusPublished - May 2022

Cite this