Estudos de Iluminura: O manuscrito medieval como objeto artístico

Translated title of the contribution: Illumination Studies: The Medieval Manuscript as an Artistic Object

Luís Manuel Correia de Sousa (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Os livros manuscritos são, sem dúvida, elementos identificadores das culturas da bacia do Mediterrâneo e parte relevante de uma herança cultural conjunta Oriente-Ocidente.
A invenção do códice pergamináceo constitui um dos fenómenos mais importantes da nossa civilização e marcou um dos seus períodos mais significativos, em termos de construção de identidade, a Idade Média.
O seu desenvolvimento mais significativo registou-se, precisamente, durante aquele período, que poderíamos balizar, sensivelmente, entre dois acontecimentos destaca-dos na história do livro, duas inovações técnicas: a substituição, gradual, do rolo pelo códice, por volta dos séculos III-IV, e a invenção da imprensa, em meados do século XV.
Veículos de transmissão do saber, os manuscritos medievais conjugam de forma notá-vel texto e imagem; a iluminura revela-se, então, uma das formas de expressão artísti-ca mais criativa do mundo medieval, tornando os códices iluminados em objetos cultu-rais e artísticos da maior importância.
Translated title of the contributionIllumination Studies: The Medieval Manuscript as an Artistic Object
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherBiblioteca Nacional de Portugal
Number of pages94
ISBN (Electronic)978-972-565-686-0
ISBN (Print)978-972-565-685-3
Publication statusPublished - 2021

Keywords

  • Iluminura
  • Manuscritos iluminados

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Illumination Studies: The Medieval Manuscript as an Artistic Object'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this