Estudo Sócio-ecológico sobre Tráfico de Seres Humanos para fins de Exploração Laboral na Região do Alentejo – análise espacial e estatística

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

O tráfico de seres humanos é um fenómeno transnacional cujos impactos são sentidos a nível regional, nacional e local, estima-se que este crime afete 152 diferentes nacionalidades em 124 países (UNODC, 2014).
Realizado pelo Observatório de Tráfico de Seres Humanos, o principal objetivo deste estudo é a produção de conhecimento útil para a definição de estratégias de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos para fins de exploração laboral, com base na apresentação de um modelo analítico sustentado no paradigma sócio-ecológico. Focalizado na região do Alentejo (distritos de Beja, Évora e Portalegre), pretende-se que o modelo seja adaptável a outras regiões e em última instância, outros tipos de exploração e/ou tráfico.
Baseando-se fundamentalmente na análise estatístico-espacial da área de estudo, a análise territorial efetuada engloba a problematização dos perfis, tendências e padrões territoriais do tráfico e criminalidade conexa (abordagem sistémica), integrados na análise do seu contexto sócio-ecológico.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do X Congresso da Geografia Portuguesa, Valores da Geografia
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Geografos
Pages305-310
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this