Estruturas Pré-Moldadas no Mundo. Aplicações e Comportamento Estrutural

Carlos Chastre, Válter Lúcio, Arnold Van Acker, Barry Crisp, Daniela Gutstein, Filipe Saraiva, Íria Doniak, Jason Krohn, José Barros Viegas, Marcelo Ferreira, Marco Menegotto, Mounir el Debs, Simon Hughes, Spyros Tsoukantas, Stefano Pampanin

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A indústria do betão pré fabricado é, por tradição, inovadora, precursora de novas tecnologias e de novos materiais. O processo produtivo de estruturas com elementos pré-fabricados difere significativamente do das estruturas betonadas em obra pelo facto de uma parte, ou a totalidade, dos elementos da estrutura serem produzidos em fábrica, em condições de produção melhoradas em relação às condições da obra, e serem posteriormente transportados para a obra, onde são, finalmente ligados entre si. A produção em fábrica é efectuada em ambiente protegido do Sol e da chuva, com operários fixos e com formação profissional para desenvolverem tarefas com procedimentos normalizados. Consequentemente, os elementos executados em fábrica possuem melhor qualidade, sob vários aspectos, do que as estruturas executadas em obra. Este livro divide-se em duas grandes áreas, numa primeira abordam-se algumas aplicações de estruturas pré-moldadas no mundo e numa segunda parte descreve-se o seu comportamento estrutural face a diferentes acções. Nos primeiros capítulos relata-se a experiência da pré-fabricação em três países de diferentes continentes: o Brasil, Portugal e a Austrália e revelam-se novas oportunidades que poderão surgir para a indústria da pré-fabricação. Nos capítulos seguintes dá-se um especial enfoque à investigação do comportamento das ligações (rígidas e semi-rígidas). Aborda-se o projecto de estruturas de betão pré-fabricado às acções acidentais. E por fim, dedicam-se os últimos capítulos ao comportamento das estruturas pré-fabricadas face às acções sísmicas. Nesta área, o bom desempenho das estruturas e grande parte do conhecimento e da tecnologia actual advém da resposta dada pelos engenheiros, investigadores e construtores aos fenómenos naturais que afectam as nossas construções, como comprova o desempenho das ligações dúcteis resistentes a momentos em edifícios pré fabricados de betão no verdadeiro teste sísmico que foram os sismos de Christchurch de 2010 e 2011.
Original languagePortuguese
Place of PublicationBrasil
PublisherFundação da Faculdade de Ciência e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa
Number of pages320
ISBN (Print)978-989-97721-1-3
Publication statusPublished - 2012

Cite this

Chastre, C., Lúcio, V., Acker, A. V., Crisp, B., Gutstein, D., Saraiva, F., ... Pampanin, S. (2012). Estruturas Pré-Moldadas no Mundo. Aplicações e Comportamento Estrutural. Brasil: Fundação da Faculdade de Ciência e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa.