Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval

Amélia Aguiar Andrade (Editor/Coordinator), Catarina Tente (Editor/Coordinator), Gonçalo Miguel Correia Melo da Silva (Editor/Coordinator), Sara Prata (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

91 Downloads (Pure)

Abstract

Reúnem-se nesta publicação 28 artigos produzidos por 34 investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França e Alemanha que cobrem uma ampla cronologia que se estende entre a Antiguidade tardia o dealbar do século XVI, compreendendo não só distintos espaços políticos cristãos mas também os de presença islâmica como o Al-Andalus e o reino nazari de Granada. Tal permite perspetivas diacrónicas e, a possibilidade de estabelecer frutuosas comparações. O âmbito da temática proposta para a segunda edição das Jornadas, a articulação entre os poderes presentes na cidade medieval e a sua relação com o espaço urbano como local de atuação e representação, foi extremamente propícia à interdisciplinaridade, manifestando-se em profícuos debates entre historiadores, arqueólogos, especialistas de arquivística, paleografia e heráldica e ainda historiadores de arte. Dai que as fontes de informação que sustentam os trabalhos que aqui se publicam sejam muito diversificadas – documentos escritos, heráldica, vestígios materiais, iconografia, iconologia, cartografia, entre outros – contribuindo não apenas para a riqueza das abordagens realizadas mas também proporcionando ao leitor a possibilidade de conhecer abundante material ilustrativo pouco conhecido ou, até mesmo, inédito.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherIEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide
Number of pages642
ISBN (Print)978-989-99567-8-0, 978-972-9040-15-3
Publication statusPublished - Oct 2018
EventII Jornadas Medievais Internacionais de Idade Média: “Espaços e poderes na Europa urbana medieval” - Castelo de Vide
Duration: 5 Oct 20177 Oct 2017

Publication series

NameColeção Estudos
PublisherIEM
No.18

Cite this

Andrade, A. A., Tente, C., Silva, G. M. C. M. D., & Prata, S. (2018). Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval. (Coleção Estudos; No. 18). Lisboa: IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Andrade, Amélia Aguiar ; Tente, Catarina ; Silva, Gonçalo Miguel Correia Melo da ; Prata, Sara. / Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval. Lisboa : IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2018. 642 p. (Coleção Estudos; 18).
@book{8db9461a2e7b4a3da9a874939432506e,
title = "Espa{\cc}os e poderes na Europa Urbana Medieval",
abstract = "Re{\'u}nem-se nesta publica{\cc}{\~a}o 28 artigos produzidos por 34 investigadores provenientes de Portugal, Espanha, Fran{\cc}a e Alemanha que cobrem uma ampla cronologia que se estende entre a Antiguidade tardia o dealbar do s{\'e}culo XVI, compreendendo n{\~a}o s{\'o} distintos espa{\cc}os pol{\'i}ticos crist{\~a}os mas tamb{\'e}m os de presen{\cc}a isl{\^a}mica como o Al-Andalus e o reino nazari de Granada. Tal permite perspetivas diacr{\'o}nicas e, a possibilidade de estabelecer frutuosas compara{\cc}{\~o}es. O {\^a}mbito da tem{\'a}tica proposta para a segunda edi{\cc}{\~a}o das Jornadas, a articula{\cc}{\~a}o entre os poderes presentes na cidade medieval e a sua rela{\cc}{\~a}o com o espa{\cc}o urbano como local de atua{\cc}{\~a}o e representa{\cc}{\~a}o, foi extremamente prop{\'i}cia {\`a} interdisciplinaridade, manifestando-se em prof{\'i}cuos debates entre historiadores, arque{\'o}logos, especialistas de arquiv{\'i}stica, paleografia e her{\'a}ldica e ainda historiadores de arte. Dai que as fontes de informa{\cc}{\~a}o que sustentam os trabalhos que aqui se publicam sejam muito diversificadas – documentos escritos, her{\'a}ldica, vest{\'i}gios materiais, iconografia, iconologia, cartografia, entre outros – contribuindo n{\~a}o apenas para a riqueza das abordagens realizadas mas tamb{\'e}m proporcionando ao leitor a possibilidade de conhecer abundante material ilustrativo pouco conhecido ou, at{\'e} mesmo, in{\'e}dito.",
author = "Andrade, {Am{\'e}lia Aguiar} and Catarina Tente and Silva, {Gon{\cc}alo Miguel Correia Melo da} and Sara Prata",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# UID/HIS/00749/2013",
year = "2018",
month = "10",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-99567-8-0",
series = "Cole{\cc}{\~a}o Estudos",
publisher = "IEM - Instituto de Estudos Medievais / C{\^a}mara Municipal de Castelo de Vide",
number = "18",

}

Andrade, AA, Tente, C, Silva, GMCMD & Prata, S 2018, Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval. Coleção Estudos, no. 18, IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, Lisboa.

Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval. / Andrade, Amélia Aguiar (Editor/Coordinator); Tente, Catarina (Editor/Coordinator); Silva, Gonçalo Miguel Correia Melo da (Editor/Coordinator); Prata, Sara (Editor/Coordinator).

Lisboa : IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2018. 642 p. (Coleção Estudos; No. 18).

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval

A2 - Andrade, Amélia Aguiar

A2 - Tente, Catarina

A2 - Silva, Gonçalo Miguel Correia Melo da

A2 - Prata, Sara

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147246/PT# UID/HIS/00749/2013

PY - 2018/10

Y1 - 2018/10

N2 - Reúnem-se nesta publicação 28 artigos produzidos por 34 investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França e Alemanha que cobrem uma ampla cronologia que se estende entre a Antiguidade tardia o dealbar do século XVI, compreendendo não só distintos espaços políticos cristãos mas também os de presença islâmica como o Al-Andalus e o reino nazari de Granada. Tal permite perspetivas diacrónicas e, a possibilidade de estabelecer frutuosas comparações. O âmbito da temática proposta para a segunda edição das Jornadas, a articulação entre os poderes presentes na cidade medieval e a sua relação com o espaço urbano como local de atuação e representação, foi extremamente propícia à interdisciplinaridade, manifestando-se em profícuos debates entre historiadores, arqueólogos, especialistas de arquivística, paleografia e heráldica e ainda historiadores de arte. Dai que as fontes de informação que sustentam os trabalhos que aqui se publicam sejam muito diversificadas – documentos escritos, heráldica, vestígios materiais, iconografia, iconologia, cartografia, entre outros – contribuindo não apenas para a riqueza das abordagens realizadas mas também proporcionando ao leitor a possibilidade de conhecer abundante material ilustrativo pouco conhecido ou, até mesmo, inédito.

AB - Reúnem-se nesta publicação 28 artigos produzidos por 34 investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França e Alemanha que cobrem uma ampla cronologia que se estende entre a Antiguidade tardia o dealbar do século XVI, compreendendo não só distintos espaços políticos cristãos mas também os de presença islâmica como o Al-Andalus e o reino nazari de Granada. Tal permite perspetivas diacrónicas e, a possibilidade de estabelecer frutuosas comparações. O âmbito da temática proposta para a segunda edição das Jornadas, a articulação entre os poderes presentes na cidade medieval e a sua relação com o espaço urbano como local de atuação e representação, foi extremamente propícia à interdisciplinaridade, manifestando-se em profícuos debates entre historiadores, arqueólogos, especialistas de arquivística, paleografia e heráldica e ainda historiadores de arte. Dai que as fontes de informação que sustentam os trabalhos que aqui se publicam sejam muito diversificadas – documentos escritos, heráldica, vestígios materiais, iconografia, iconologia, cartografia, entre outros – contribuindo não apenas para a riqueza das abordagens realizadas mas também proporcionando ao leitor a possibilidade de conhecer abundante material ilustrativo pouco conhecido ou, até mesmo, inédito.

M3 - Book

SN - 978-989-99567-8-0

SN - 978-972-9040-15-3

T3 - Coleção Estudos

BT - Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval

PB - IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide

CY - Lisboa

ER -

Andrade AA, Tente C, Silva GMCMD, Prata S. Espaços e poderes na Europa Urbana Medieval. Lisboa: IEM - Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2018. 642 p. (Coleção Estudos; 18).