Espólio do Sindicato Nacional dos Músicos: apresentação, análise e discussão dos dados recolhidos

Research output: Contribution to conferenceAbstract

4 Downloads (Pure)

Abstract

O associativismo musical foi instituído em Portugal muito antes da fundação da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, em 1909. Foi ainda no séc. XVII com a fundação da Irmandade de Santa Cecília, que os músicos passaram a ter uma instituição que os suportava. Seguiram-se outras instituições como a Academia dos Professores de Música ou a Academia Melpomenense (1846), a Associação Música 24 de Junho (séc. XIX), a Associação dos Professores de Música de Lisboa (1893), chegando por fim à Associação de Classe dos Músicos Portugueses (1909) e terminando no Sindicato Nacional dos Músicos, em 1933, tendo todas o mesmo objetivo: congregar em si a classe musical portuguesa, defendendo-a e regulando a atividade musical e cultural.
Este trabalho apresenta e analisa os dados recolhidos no espólio do Sindicato Nacional dos Músicos, entre 1909 e 1950, depositado no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades Faria e inserido no projeto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”.
A partir da observação e recolha dos dados dos processos dos sócios, tanto do Sindicato Nacional dos Músicos (Sede Central e Seção Distrital do Porto), como da Associação de Classe dos Músicos Portugueses e Associação de Classe Musical do Porto, verificou-se a necessidade de apresentar, analisar e discutir as informações recolhidas. Neste sentido, procedeu-se a uma classificação primária a partir do género, da nacionalidade, do local de residência, dos laços familiares, das especialidades, das outras profissões, entre outras, da qual resultaram dados que serão expostos nesta comunicação. Com esta apresentação pretende-se ainda discutir o impacto das Associações e do Sindicato Nacional dos Músicos na vida musical portuguesa e na profissionalização dos músicos.
Original languagePortuguese
Pages54-54
Number of pages1
Publication statusPublished - 2018
EventVIII ENIM: Encontro de Investigação em Música - Escola Superior de Educação do Porto, Porto, Portugal
Duration: 8 Nov 201810 Nov 2018
Conference number: VIII
http://www.spimusica.pt/

Conference

ConferenceVIII ENIM
Abbreviated titleENIM
CountryPortugal
CityPorto
Period8/11/1810/11/18
Internet address

Keywords

  • Sindicato Nacional dos Músicos
  • Espólio

Cite this