Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos

Research output: Contribution to conferenceAbstract

5 Downloads (Pure)

Abstract

Mesmo antes da passagem ao “sonoro”, a ida ao animatógrafo era já uma experiência rica em sons e, tal como a invenção do cinematógrafo mudou a nossa percepção visual do mundo, também a nossa percepção auditiva moderna foi transformada pela experiência urbana do cinema. A íntima relação que sempre teve com a vida e o ritmo da cidade, revelou dela aspectos inauditos e fez surgir novos modos de escuta da sua paisagem. A história recente das cidades e as galopantes transformações tecnológicas dos meios audiovisuais mudaram, porém, a experiência da ida ao cinema, estilhaçando os seus laços com a vida urbana local, ao mesmo tempo que se tentou intensificar a sensorialidade da experiência nas salas de cinema, para a distinguir de meios alternativos e proteiformes de experimentar cinema, num contexto geral de redução do limiar da atenção e de ubiquidade da escuta. É uma reflexão sobre as relações problemáticas entre a experiência do cinema, em particular no seu aspecto auditivo, e a experiência contemporânea da cidade que esta comunicação se propõe fazer.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 29 Sep 2017
EventColóquio O Cinema e a Cidade - Museu do Cinema, Lisbon, Portugal
Duration: 29 Sep 2017 → …

Other

OtherColóquio O Cinema e a Cidade
CountryPortugal
CityLisbon
Period29/09/17 → …

Keywords

  • Experiência sonora
  • Dolby Atmo
  • Cinema “sonoro”
  • Salas de Cinema
  • Sistemas de reprodução de som

Cite this

Fonseca, N. (2017). Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos. Abstract from Colóquio O Cinema e a Cidade, Lisbon, Portugal.
Fonseca, Nuno. / Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos. Abstract from Colóquio O Cinema e a Cidade, Lisbon, Portugal.
@conference{2b89bf031d3748d2a7b5e224b9044984,
title = "Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos",
abstract = "Mesmo antes da passagem ao “sonoro”, a ida ao animat{\'o}grafo era j{\'a} uma experi{\^e}ncia rica em sons e, tal como a inven{\cc}{\~a}o do cinemat{\'o}grafo mudou a nossa percep{\cc}{\~a}o visual do mundo, tamb{\'e}m a nossa percep{\cc}{\~a}o auditiva moderna foi transformada pela experi{\^e}ncia urbana do cinema. A {\'i}ntima rela{\cc}{\~a}o que sempre teve com a vida e o ritmo da cidade, revelou dela aspectos inauditos e fez surgir novos modos de escuta da sua paisagem. A hist{\'o}ria recente das cidades e as galopantes transforma{\cc}{\~o}es tecnol{\'o}gicas dos meios audiovisuais mudaram, por{\'e}m, a experi{\^e}ncia da ida ao cinema, estilha{\cc}ando os seus la{\cc}os com a vida urbana local, ao mesmo tempo que se tentou intensificar a sensorialidade da experi{\^e}ncia nas salas de cinema, para a distinguir de meios alternativos e proteiformes de experimentar cinema, num contexto geral de redu{\cc}{\~a}o do limiar da aten{\cc}{\~a}o e de ubiquidade da escuta. {\'E} uma reflex{\~a}o sobre as rela{\cc}{\~o}es problem{\'a}ticas entre a experi{\^e}ncia do cinema, em particular no seu aspecto auditivo, e a experi{\^e}ncia contempor{\^a}nea da cidade que esta comunica{\cc}{\~a}o se prop{\~o}e fazer.",
keywords = "Experi{\^e}ncia sonora, Dolby Atmo, Cinema “sonoro”, Salas de Cinema, Sistemas de reprodu{\cc}{\~a}o de som",
author = "Nuno Fonseca",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147240/PT# UID/EAT/00693/2013 UID/FIL/00183/2013; null ; Conference date: 29-09-2017",
year = "2017",
month = "9",
day = "29",
language = "Portuguese",

}

Fonseca, N 2017, 'Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos' Colóquio O Cinema e a Cidade, Lisbon, Portugal, 29/09/17, .

Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos. / Fonseca, Nuno.

2017. Abstract from Colóquio O Cinema e a Cidade, Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos

AU - Fonseca, Nuno

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147240/PT# UID/EAT/00693/2013 UID/FIL/00183/2013

PY - 2017/9/29

Y1 - 2017/9/29

N2 - Mesmo antes da passagem ao “sonoro”, a ida ao animatógrafo era já uma experiência rica em sons e, tal como a invenção do cinematógrafo mudou a nossa percepção visual do mundo, também a nossa percepção auditiva moderna foi transformada pela experiência urbana do cinema. A íntima relação que sempre teve com a vida e o ritmo da cidade, revelou dela aspectos inauditos e fez surgir novos modos de escuta da sua paisagem. A história recente das cidades e as galopantes transformações tecnológicas dos meios audiovisuais mudaram, porém, a experiência da ida ao cinema, estilhaçando os seus laços com a vida urbana local, ao mesmo tempo que se tentou intensificar a sensorialidade da experiência nas salas de cinema, para a distinguir de meios alternativos e proteiformes de experimentar cinema, num contexto geral de redução do limiar da atenção e de ubiquidade da escuta. É uma reflexão sobre as relações problemáticas entre a experiência do cinema, em particular no seu aspecto auditivo, e a experiência contemporânea da cidade que esta comunicação se propõe fazer.

AB - Mesmo antes da passagem ao “sonoro”, a ida ao animatógrafo era já uma experiência rica em sons e, tal como a invenção do cinematógrafo mudou a nossa percepção visual do mundo, também a nossa percepção auditiva moderna foi transformada pela experiência urbana do cinema. A íntima relação que sempre teve com a vida e o ritmo da cidade, revelou dela aspectos inauditos e fez surgir novos modos de escuta da sua paisagem. A história recente das cidades e as galopantes transformações tecnológicas dos meios audiovisuais mudaram, porém, a experiência da ida ao cinema, estilhaçando os seus laços com a vida urbana local, ao mesmo tempo que se tentou intensificar a sensorialidade da experiência nas salas de cinema, para a distinguir de meios alternativos e proteiformes de experimentar cinema, num contexto geral de redução do limiar da atenção e de ubiquidade da escuta. É uma reflexão sobre as relações problemáticas entre a experiência do cinema, em particular no seu aspecto auditivo, e a experiência contemporânea da cidade que esta comunicação se propõe fazer.

KW - Experiência sonora

KW - Dolby Atmo

KW - Cinema “sonoro”

KW - Salas de Cinema

KW - Sistemas de reprodução de som

M3 - Abstract

ER -

Fonseca N. Escutar a cidade, no cinema, na era do Dolby Atmos. 2017. Abstract from Colóquio O Cinema e a Cidade, Lisbon, Portugal.