Skip to main navigation Skip to search Skip to main content

Escrito nas paredes: notas e vestígios da produção de papel do Tojal

Translated title of the contribution: Written on the walls: Notes and traces of paper production in Tojal

Research output: Contribution to journal › Article

Abstract

A FAPAJAL – Fábrica de Papel do Tojal, destaca-se na história da produção de papel em Portugal, revelando uma exemplar continuidade na ocupação do território e na manutenção da atividade produtiva, mesmo com a sua necessária ampliação e modernização. Sendo um lugar particularmente relevante para a investigação histórico-arqueológica, e existindo ainda questões em aberto sobre os períodos e áreas deste conjunto que estão menos documentados e sobre os quais ainda hoje se sabe pouco, realizou-se aqui uma primeira campanha de trabalhos arqueológicos, no verão de 2021.
Ao longo de duas semanas, com uma equipa composta maioritariamente por jovens arqueólogos em formação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, coordenados pela autora, e com o apoio da Câmara Municipal de Loures, Museu de Cerâmica de Sacavém e de toda a equipa da FAPAJAL – Fábrica de Papel do Tojal, foi possível intervencionar e registar três sectores da fábrica envolvidos na antiga produção de energia (hidráulica, a vapor e a diesel), e explorar as fundações desta unidade ao longo da Quinta da Abelheira, numa história que nos leva a viajar no tempo por vários séculos.
A efetivação, em 2021, desta colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa, o Município de Loures e a FAPAJAL, com vista à investigação arqueológica da que é uma das mais antigas fábricas de papel do país, permitiu iniciar o desvendar e o registo das fases históricas mais antigas desta unidade fundamental para a história do papel em Portugal; um trabalho a expandir e que desde já demonstra a importância da interdisciplinaridade e da colaboração das atuais comunidades patrimoniais.
Translated title of the contributionWritten on the walls: Notes and traces of paper production in Tojal
Original languagePortuguese
Pages (from-to)6-14
Number of pages8
JournalJano - Museus de Loures
Volume4
Publication statusPublished - 2025

UN SDGs

This output contributes to the following UN Sustainable Development Goals (SDGs)

  1. SDG 11 - Sustainable Cities and Communities
    SDG 11 Sustainable Cities and Communities
  2. SDG 17 - Partnerships for the Goals
    SDG 17 Partnerships for the Goals

Keywords

  • Arqueologia Industrial
  • Fábrica de papel
  • Arqueologia da Arquitetura

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Written on the walls: Notes and traces of paper production in Tojal'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this