Entre o singular e o plural

Notas sobre arte, autonomia e política

Research output: Contribution to journalArticle

1 Downloads (Pure)

Abstract

Este artigo reúne um conjunto de reflexões cujo propósito é reflectir sobre a relação entre arte e política tomando como ponto de partida a ambivalência da noção de autonomia. Devendo-se esta ao facto de a autonomia se poder referir à arte tanto no singular quanto no plural, estas notas abordam questões diversas tais como a diferença e complementaridade entre estética e arte; a relação entre prática, experiência e crítica; a interacção entre as artes à luz do debate pós-moderno; a diversidade das manifestações interartísticas. Por fim, estas notas saldam-se na ideia de que a política da arte tem na relação entre as diferentes artes uma condição e um incentivo, sem que por esse motivo se dissolva a singularidade do seu propósito comum.
Original languagePortuguese
JournalO que nos faz pensar
Volume40
Publication statusPublished - Nov 2017

Keywords

  • arte
  • autonomia
  • política
  • estética
  • crítica

Cite this

@article{df0180f8696f47549efe2de2aed37408,
title = "Entre o singular e o plural: Notas sobre arte, autonomia e pol{\'i}tica",
abstract = "Este artigo re{\'u}ne um conjunto de reflex{\~o}es cujo prop{\'o}sito {\'e} reflectir sobre a rela{\cc}{\~a}o entre arte e pol{\'i}tica tomando como ponto de partida a ambival{\^e}ncia da no{\cc}{\~a}o de autonomia. Devendo-se esta ao facto de a autonomia se poder referir {\`a} arte tanto no singular quanto no plural, estas notas abordam quest{\~o}es diversas tais como a diferen{\cc}a e complementaridade entre est{\'e}tica e arte; a rela{\cc}{\~a}o entre pr{\'a}tica, experi{\^e}ncia e cr{\'i}tica; a interac{\cc}{\~a}o entre as artes {\`a} luz do debate p{\'o}s-moderno; a diversidade das manifesta{\cc}{\~o}es interart{\'i}sticas. Por fim, estas notas saldam-se na ideia de que a pol{\'i}tica da arte tem na rela{\cc}{\~a}o entre as diferentes artes uma condi{\cc}{\~a}o e um incentivo, sem que por esse motivo se dissolva a singularidade do seu prop{\'o}sito comum.",
keywords = "arte, autonomia, pol{\'i}tica, est{\'e}tica, cr{\'i}tica",
author = "Cachopo, {Jo{\~a}o Pedro}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013",
year = "2017",
month = "11",
language = "Portuguese",
volume = "40",
journal = "O que nos faz pensar",
issn = "0104-6675",

}

Entre o singular e o plural : Notas sobre arte, autonomia e política. / Cachopo, João Pedro.

In: O que nos faz pensar, Vol. 40, 11.2017.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - Entre o singular e o plural

T2 - Notas sobre arte, autonomia e política

AU - Cachopo, João Pedro

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2017/11

Y1 - 2017/11

N2 - Este artigo reúne um conjunto de reflexões cujo propósito é reflectir sobre a relação entre arte e política tomando como ponto de partida a ambivalência da noção de autonomia. Devendo-se esta ao facto de a autonomia se poder referir à arte tanto no singular quanto no plural, estas notas abordam questões diversas tais como a diferença e complementaridade entre estética e arte; a relação entre prática, experiência e crítica; a interacção entre as artes à luz do debate pós-moderno; a diversidade das manifestações interartísticas. Por fim, estas notas saldam-se na ideia de que a política da arte tem na relação entre as diferentes artes uma condição e um incentivo, sem que por esse motivo se dissolva a singularidade do seu propósito comum.

AB - Este artigo reúne um conjunto de reflexões cujo propósito é reflectir sobre a relação entre arte e política tomando como ponto de partida a ambivalência da noção de autonomia. Devendo-se esta ao facto de a autonomia se poder referir à arte tanto no singular quanto no plural, estas notas abordam questões diversas tais como a diferença e complementaridade entre estética e arte; a relação entre prática, experiência e crítica; a interacção entre as artes à luz do debate pós-moderno; a diversidade das manifestações interartísticas. Por fim, estas notas saldam-se na ideia de que a política da arte tem na relação entre as diferentes artes uma condição e um incentivo, sem que por esse motivo se dissolva a singularidade do seu propósito comum.

KW - arte

KW - autonomia

KW - política

KW - estética

KW - crítica

M3 - Article

VL - 40

JO - O que nos faz pensar

JF - O que nos faz pensar

SN - 0104-6675

ER -