Entre o céu e o inferno

um olhar inédito sobre as embaixadas de obediência enviadas por D. Manuel I ao papa no início de Quinhentos

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

160 Downloads (Pure)

Abstract

Plenas de significado histórico e antropológico, as embaixadas de obediência enviadas por D. Manuel ao papa no dealbar de Quinhentos constituem um precioso testemunho quer do quotidiano na Cidade Eterna, quer dos meandros políticos da cúria nesta época de viragem onde tudo parece acontecer em solo itálico.
Um viajante português que se deslocou a Roma em 1510, e onde ficou durante sete anos, constrói um retrato tão expressivo quanto incisivo destes marcantes momentos diplomáticos, em particular enquanto sinónimo de festa, símbolo de poder e veículo privilegiado de propaganda ideológica.
Estudar as embaixadas portuguesas à cúria pontifícia na transição do século XV para o século XVI pela voz de tal protagonista representa, na essência, mergulhar no próprio coração do imaginário do Renascimento.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAo tempo de Vasco Fernandes
Subtitle of host publicationHabitar os/nos séculos XV e XVI
EditorsRui Macário
Place of PublicationViseu
PublisherDGPC/Museu Nacional Grão Vasco/Projecto Património
Pages147-172
Number of pages26
ISBN (Print)978-972-776-472-3
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Embaixadas de obediência
  • Portugal e Roma
  • Diplomacia
  • Festa
  • Poder

Cite this

Lopes, P. E. C. (2016). Entre o céu e o inferno: um olhar inédito sobre as embaixadas de obediência enviadas por D. Manuel I ao papa no início de Quinhentos. In R. Macário (Ed.), Ao tempo de Vasco Fernandes: Habitar os/nos séculos XV e XVI (pp. 147-172). Viseu: DGPC/Museu Nacional Grão Vasco/Projecto Património.