Atividades de engenharia nos solos marinhos

Translated title of the contribution: Engineering activities on marine soils

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

Até recentemente, o fundo do mar tem estado preservado das atividades antrópicas. A crescente demanda das sociedades em energias renováveis e em minérios tornam-no um alvo de pesquisa e prospeção que requer a participação das diferentes áreas de engenharia.
No que respeita a Portugal e desde o início do milénio, as energias renováveis marinhas em offshore, para aproveitamento da energia eólica ou das ondas, têm vindo a ser estudadas e testadas. Com o DL nº 5/2008, de 8 de janeiro, o Governo Português definiu uma zona na plataforma continental ao largo e para norte de S. Pedro de Moel, designada de Zona Piloto, com profundidade superior a 30 m, onde se podem instalar estruturas de conversão da energia das ondas e testar o comportamento, permitindo a sua harmonização com as políticas de transporte marítimo das regiões costeiras, de pescas e ambiente marinho, de modo integrado, interligado, multidisciplinar e sustentado.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)32-33
JournalIndústria e Ambiente
Volume116
Issue numberMaio/Junho
Publication statusPublished - Jun 2019

Fingerprint Dive into the research topics of 'Engineering activities on marine soils'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this