'Empréstimos’ de Flores da Música (1620) de Manuel Rodrigues Coelho na música portuguesa para tecla em partitura italiana do final do século XVII

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

10 Downloads (Pure)

Abstract

Em Três compositores lusitanos para tecla: séculos XVI e XVII (1979), Macario Santiago Kastner identificou várias afinidades estilísticas entre a música de tecla contrapontística em partitura italiana de Manuel Rodrigues Coelho e a de Pedro de Araújo (fl. 1665–depois de 1705), entre as quais uma semelhança no que respeita a abordagem à estrutura musical. É provável que Araújo estivesse familiarizado com as obras de Coelho, dado que a fonte mais importante da sua música, o manuscrito P-BRad, MS 964 (o “Livro de Bouro”), contém cópias extensas de Flores da Música – aparentemente autógrafos de Araújo – às quais foram feitas várias alterações (incluindo a eliminação de passagens de glosa, a recomposição de alguns pontos imitativos e o enriquecimento da harmonia através do cromatismo). Nesta apresentação, serão examinadas em maior detalhe as obras destes dois compositores, bem como a música anónima para tecla notada em partitura italiana nos manuscritos P-BRad, MS 964 e P-Pm, MM 43 (o “Liuro de obras de Orgão… de P. Pe. Roque da Conceição” de 1695), com especial enfoque no modo como as obras da coleção de Manuel Rodrigues Coelho terão sido utilizadas por Pedro de Araújo e compositores seus contemporâneos. Estes “empréstimos” foram identificados com recurso a uma base de dados de temas numericamente codificados tendo sido reveladas práticas significativas de recomposição neste repertório. Práticas semelhantes são encontradas nas obras de outros organistas-compositores do século XVII em atividade noutros locais da Península Ibérica e estas, provavelmente, refletiam práticas de improvisação que, em Portugal, tiveram origem em meados do século XVI.
Original languageEnglish
Pages19-20
Number of pages2
Publication statusPublished - 2019
EventIX ENIM - Encontro de Investigação em Música - Universidade Nova de Lisboa , Lisboa, Portugal
Duration: 14 Nov 201916 Nov 2019
Conference number: IX
http://www.spimusica.pt/enim-2019/
http://www.spimusica.pt/enim/

Conference

ConferenceIX ENIM - Encontro de Investigação em Música
Abbreviated titleIX ENIM
Country/TerritoryPortugal
CityLisboa
Period14/11/1916/11/19
Internet address

Fingerprint

Dive into the research topics of ''Empréstimos’ de Flores da Música (1620) de Manuel Rodrigues Coelho na música portuguesa para tecla em partitura italiana do final do século XVII'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this