Em demanda da biblioteca de Fernão de Magalhães

Rui Loureiro (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

26 Downloads (Pure)

Abstract

A passagem do quinto centenário do início da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre suscitou a pergunta sobre que leituras teriam fundamentado o projeto do navegador português Fernão de Magalhães e que livros poderia ter possuído.

Nesta obra, que acompanha a exposição homónima, ensaia-se a tentativa de identificação dos livros que o navegador português teria possuído ou manuseado: a biblioteca de Fernão de Magalhães. Além do catálogo, que inclui também as obras sobre Fernão de Magalhães, bem como os mapas que este terá usado, esta obra conta ainda com uma detalhada introdução de Rui Loureiro, e quatro estudos complementares, «Magallanes en España», de Juan Gil, «Los cronistas españoles del viaje de Magallanes-Elcano, de Consuelo Varela, «Em torno do globo: Magalhães, Pigafetta e a carta Hazine, 1825 183», de Dejanirah Couto, e «A presença de Fernão de Magalhães nas crónicas portuguesas», de José Manuel Garcia.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherBiblioteca Nacional de Portugal
Number of pages261
ISBN (Electronic)978-972-565-653-2
ISBN (Print)978-972-565-652-5
Publication statusPublished - 2019
EventEm demanda da biblioteca de Fernão de Magalhães - Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, Portugal
Duration: 7 Feb 20198 Jun 2019
http://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1409%3Aexposicao-em-demanda-da-biblioteca-de-fernao-de-magalhaes-7-fev-13-maio-19&catid=170%3A2019&Itemid=1419&lang=pt

Keywords

  • Bibliotecas
  • Cartografia
  • Século 16
  • circum-navegação
  • Fernão de Magalhães
  • exposição bibliográfica

Cite this