Em busca do rasto da censura no Teatro de S. Carlos do século XIX

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

Em Janeiro de 1834, menos de seis meses após a entrada do exército liberal em Lisboa, o Teatro de S. Carlos reabriu as suas portas depois do período miguelista e da guerra civil que o tinham levado a um encerramento prolongado. Os anos seguintes veriam a afirmação do repertório italiano romântico, com a chegada de compositores como Donizetti, Bellini e Verdi. Na Itália, este repertório era alvo frequente da censura, primeiro no que respeitava a referências a questões religiosas ou morais, depois, e na sequência das vagas revolucionárias de 1848, a revoltas ou alusões políticas que pudessem, de alguma forma, ser lidas como metáforas da situação em que viviam muitos estados da Península Itálica.

Na capital portuguesa, depois da implantação da monarquia constitucional, o ambiente político era significativamente mais aberto. Aliás o S. Carlos contou nesses anos com a colaboração de um conjunto de profissionais de teatro, quase todos carbonari, que se tinham refugiado em Lisboa. Em parte por isso, uma leitura dos libretos das óperas estreadas a partir de 1834 mostra uma significativa fidelidade aos textos originais, não retendo as secções que eram geralmente cortadas nos teatros italianos. Veja-se, por exemplo, o caso de Don Giovanni de Mozart, estreado no S. Carlos em 1839. Tal não significa que a censura não tenha tentado, em momentos particulares, exercer o seu poder. São esses traços que procuraremos encontrar nesta comunicação mesmo sabendo que o espectáculo que se realizava no palco do Teatro de S. Carlos, por ser destinado às elites e cantado numa língua estrangeira, tornava as preocupações deste organismo menos rigorosas.
Original languagePortuguese
Number of pages1
Publication statusPublished - Oct 2018
EventColóquio internacional: Teatro Proibido e Censurado em Portugal no Século XIX - Centro de Estudos de Teatro -- Faculdade de Letras, Lisboa, Portugal
Duration: 19 Oct 201819 Oct 2018
https://www.letras.ulisboa.pt/pt/agenda/coloquio-internacional-teatro-proibido-e-censurado-em-portugal-no-seculo-xix

Conference

ConferenceColóquio internacional: Teatro Proibido e Censurado em Portugal no Século XIX
CountryPortugal
CityLisboa
Period19/10/1819/10/18
Internet address

Cite this

Cymbron, L. (2018). Em busca do rasto da censura no Teatro de S. Carlos do século XIX. Abstract from Colóquio internacional: Teatro Proibido e Censurado em Portugal no Século XIX, Lisboa, Portugal.