Em busca das mulheres na construção, ocupação e vivência do espaço no convento de Santa Mónica de Goa (sécs. XVII-XVIII)

Research output: Contribution to conferenceAbstract

2 Downloads (Pure)

Abstract

O nosso objectivo passa principalmente por perceber a existência, ou a não existência, de expressões de género – e por expressões de género entendemos não apenas de resistência, mas também de aceitação – a condicionarem as escolhas e vivências arquitectónicas no Convento de Santa Mónica de Goa. Pretendemos perceber se os textos de Frei Diogo de Santa Ana e Frei Agostinho de Santa Maria dão sinal de ter havido alguma voz feminina activa na escolha dos elementos arquitectónicos que compõem o convento, se essas fontes deixam perceber algum tipo de tensão entre as mulheres e o espaço em que habitam, ou se há algum indício de haver vontades femininas no sentido
de promover qualquer alteração das normas vigentes. No que diz respeito à vivência do espaço, as fontes revelam-nos um “rebanho de cândidas cordeiras”, como Santa Maria as adjectivou, ou mulheres capazes de agenciar as suas próprias vivências e de construír o espaço em que habitavam?
Original languagePortuguese
Pages94-95
Number of pages2
Publication statusPublished - 2019
EventEncontro Internacional de Jovens Investigadores de História Moderna - NOVA FCSH, Lisboa, Portugal
Duration: 5 May 20197 May 2019
Conference number: VI
https://viejihm2019.wordpress.com/

Conference

ConferenceEncontro Internacional de Jovens Investigadores de História Moderna
Abbreviated titleEJIHM
CountryPortugal
CityLisboa
Period5/05/197/05/19
Internet address

Cite this