Educação e Ensino: matérias de concórdia ou disputa entre o Estado e a Igreja e a Igreja Católica durante o regime autoritário português?

Translated title of the contribution: Education and Teaching : a matter of agreement or dispute between the State and the Catholic Church during the Portuguese authoritarian regime?

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

4 Downloads (Pure)

Abstract

Neste artigo, discute-se se as matérias relacionadas com educação e ensino foram objeto de entendimento ou de conflito entre o Estado autoritário e a Igreja Católica em Portugal. Cobre-se o período temporal de toda a ditadura (1933-1974) e analisa-se quer o estatuto conferido à religião no ensino público e estruturas estatais de enquadramento da juventude, quer o regime estabelecido para o ensino particular confessional. Inicia-se a exposição com breve caracterização do que foi o modelo de relacionamento entre o Estado e a instituição eclesial, aqui designado por «segunda separação». Em seguida, procura-se confirmar o quadro traçado, observando os dossiers mais importantes que, no âmbito daquelas «matérias mistas», se colocaram ao Estado e à Igreja Católica: alterações constitucionais relativas aos princípios orientadores do ensino público, afixação de cruxifixos nas escolas, assistência religiosa nas organizações estatais de juventude, situação do ensino privado, criação da Universidade Católica Portuguesa e regulação da incumbência do ensino da moral e da religião. Questionam-se estratégias da governação: definições de agenda política, processos de decisão política e feitura das leis. Exploram-se comportamentos dos agentes eclesiais, apreciando: estratégias compromissórias, de resistência ou de promoção de interesses religiosos e a sua capacidade de influência sobre os decisores políticos.
Translated title of the contributionEducation and Teaching : a matter of agreement or dispute between the State and the Catholic Church during the Portuguese authoritarian regime?
Original languagePortuguese
Pages (from-to)215-247
Number of pages33
JournalHistoria y Memoria de la Educación
Issue number4
DOIs
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Política
  • Religião
  • Educação
  • Ensino
  • Portugal

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Education and Teaching : a matter of agreement or dispute between the State and the Catholic Church during the Portuguese authoritarian regime?'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this