Edifícios de adobe e taipa na região de Leiria, Portugal. Levantamento material e documental com vista à sua conservação e reabilitação

Translated title of the contribution: Adobe masonry and rammed earth dwellings in Leiria region, Portugal. A material and documental survey with a view to their conservation and rehabilitation

Micael Ferreira, José Lima, Teresa Freire, Paulina Faria

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

746 Downloads (Pure)

Abstract

A construção de habitações em adobe e taipa é utilizada em todo o mundo principalmente em países cujo poder económico é baixo, mas também, e no outro extremo, em países com elevadas preocupações ecológicas. Em Portugal, o recurso às técnicas construtivas de adobe e taipa foram uma prática bastante comum até meados da segunda metade do séc. XX. A alvenaria de adobe está geralmente associada a regiões próximas de rios, sendo o caso de Aveiro o que se encontra mais bem documentado. A taipa está usualmente associada às regiões do Sul, sendo predominante no Alentejo e Algarve. No entanto, o adobe também foi aí utilizado, embora de forma mais residual e maioritariamente em paredes divisórias. A demolição, muitas vezes desnecessária, de edifícios construídos tem conduzido à perda quase irreparável do património edificado correspondente. Por outro lado, os antigos profissionais da área estão a atingir uma idade que torna necessária, e pertinente, a recolha oral de informações relativas às tecnologias construtivas utilizadas.
No âmbito do projeto DB-Heritage e do mapeamento em curso da Associação Centro da Terra, deu-se início à caracterização de edifícios de terra de arquitetura vernacular da região de Leiria. Foram construídos maioritariamente até 1940 e estão pouco documentados. Verifica-se que existe uma forte presença das técnicas da taipa e alvenarias de adobe. A informação reunida é apresentada realçando-se algumas das causas de degradação deste tipo de património construído.
Translated title of the contributionAdobe masonry and rammed earth dwellings in Leiria region, Portugal. A material and documental survey with a view to their conservation and rehabilitation
Original languagePortuguese
Title of host publicationCongresso da Reabilitação do Património
EditorsAnibal Costa, Ana Velosa, Alice Tavares
Place of PublicationAveiro
PublisherUniversidade de Aveiro
Pages31-40
Number of pages10
ISBN (Print)978-989-20-7623-2
Publication statusPublished - Jun 2017
EventCongresso da Reabilitação do Património - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal
Duration: 29 Jun 201730 Jun 2017
Conference number: 1
http://www.ua.pt/crepat/

Conference

ConferenceCongresso da Reabilitação do Património
Abbreviated titleCREPAT 2017
Country/TerritoryPortugal
CityAveiro
Period29/06/1730/06/17
Internet address

Keywords

  • Alvenaria de adobe
  • Caracterização arquitetónica
  • Material tradicional
  • Tecnologia construtiva
  • Taipa
  • Arquitetura vernacular

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Adobe masonry and rammed earth dwellings in Leiria region, Portugal. A material and documental survey with a view to their conservation and rehabilitation'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this