EAVOCZ: Escala de apreciação da voz cantada

Tânia Valente, Ana Mendes, Soraia Ibrahim, Inês Vaz

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A EAVOCZ destina-se a artistas, profissionais de saúde e educação, com
conhecimentos, aptidões e competências na área da voz cantada: professores de canto, cantores, músicos, terapeutas da fala, voice-coaches, otorrinolaringologistas, bem como o público em geral.
Esta escala é constituída por um manual e uma folha de registo (Ver Anexo A). O
manual EAVOCZ está organizado em 7 capítulos. O capítulo da Introdução reporta os objetivos, destinatários e organização da obra. O capítulo da Fundamentação
teórica constitui uma revisão bibliográfica das escalas publicadas no âmbito da voz cantada. O capítulo Parâmetros áudio-percetivos da EAVOCZ define os
parâmetros desta escala em três eixos: 1) áudio-percetivo, 2) acústico e 3)
anátomo-fisiológico. O capítulo Administração e cotação descreve o instrumento,
instruções de aplicação, cotação e tempo de administração. O capítulo Construção e desenvolvimento da EAVOCZ descreve o processo de conceptualização e construção da EAVOCZ. O capítulo Resultados apresenta as características psicométricas da EAVOCZ. O capítulo Conclusão faz uma síntese dos capítulos anteriores. A Folha de registos serve para registar as apreciações vocais de 15 parâmetros áudio-percetivos.
Original languagePortuguese
Publisher CreateSpace Independent Publishing Platform
Number of pages67
ISBN (Print)978-198-164-794-1
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • Escala de apreciação da voz
  • voz cantada
  • EAVOCZ

Cite this

Valente, T., Mendes, A., Ibrahim, S., & Vaz, I. (2018). EAVOCZ: Escala de apreciação da voz cantada. CreateSpace Independent Publishing Platform.