Construção com base em terra: contributo para a ecoeficiência na construção

Translated title of the contribution: Earthen construction: contribution to construction eco-efficiency

Maria Idália Gomes, Tânia Santos, Cristiana Gonilho-Pereira, Paulina Faria

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

142 Downloads (Pure)

Abstract

A terra é dos mais antigos materiais de construção, existindo registos da sua utilização desde o período pré-histórico. Utilizada na construção de um vasto património edificado, como fortificações, residências nobres, igrejas, mosteiros, habitação e apoios agrícolas, entre outros, a utilização da terra apresenta inúmeras vantagens, nomeadamente, económicas, ecológicas e de conforto interior, devido à capacidade de regulação da humidade relativa do ambiente interior, conferida pela argila, que é higroscópica e incombustível.
Portugal apresenta um vasto património edificado de construção com terra, tendo como principais técnicas construtivas a taipa, o adobe e o tabique, que se apresenta disperso por todo o território nacional. Lamentavelmente, grande parte deste património apresenta um estado de conservação muito debilitado e urgem intervenções de reabilitação.
A construção com terra era realizada através do conhecimento empírico, transmitido de geração em geração, que foi sendo perdido devido ao desinteresse e surgimento de novos materiais, como o tijolo cerâmico cozido, argamassas e betões utilizando cimento Portland, e de novas técnicas construtivas, originando o declínio deste tipo de construção no século XX. No entanto, e com base nas vantagens do material e das técnicas construtivas ancestrais de construção com terra, registou-se um renovado interesse por este tipo de material de construção, principalmente no Sul de Portugal, não só no âmbito da conservação do património e da reabilitação das construções existentes, mas também para construção contemporânea. Ainda assim, e mesmo com o aparecimento dos blocos de terra comprimida, a construção com terra assume um papel residual no setor da construção em Portugal.
No presente artigo descrevem-se, resumidamente, os principais sistemas construtivos com base em terra utilizados em Portugal, discutem-se as suas potencialidades e a relevância atual destas técnicas construtivas como contributo para a sustentabilidade ambiental, e identificam-se, ainda, algumas questões fundamentais, atualmente em aberto, como a necessidade de normalização e regulamentação.
Translated title of the contributionEarthen construction: contribution to construction eco-efficiency
Original languagePortuguese
Title of host publicationSGA´19 - Conferência Internacional sobre Sustentabilidade na Gestão Ambiental: Inovação e desafios para os Países de Língua Oficial Portuguesa
Number of pages8
Publication statusPublished - Jun 2019
EventConferência Internacional sobre Sustentabilidade na Gestão Ambiental (SGA´19): Inovação e desafios para os Países de Língua Oficial Portuguesa - Centro de Congressos Técnico/DECivil, Lisbon, Portugal
Duration: 4 Jun 20195 Jun 2019

Conference

ConferenceConferência Internacional sobre Sustentabilidade na Gestão Ambiental (SGA´19)
CountryPortugal
CityLisbon
Period4/06/195/06/19

Keywords

  • Material local
  • Técnica construtiva
  • Normalização
  • Sustentabilidade ambiental

Fingerprint Dive into the research topics of 'Earthen construction: contribution to construction eco-efficiency'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this