Dossiê Adesão.

História do Alargamento da CEE a Portugal

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Este livro constitui, para a sua autora, o epílogo de um regresso aos «bastidores» do processo negocial que conduziu à adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, aí encontrando evidências que nos elucidam de que modo, a que ritmo, com que consistência e obstáculos, é que o mesmo decorreu; assim como qual foi, por um lado, o envolvimento do Estado português e, concretamente, dos sucessivos governos, no seu objetivo de aderir à CEE; e, por outro, o dos Estados-membros na conciliação do alargamento com os seus interesses próprios. Representa também a conclusão de um ciclo tripartido de investigação, com a publicação das Memórias da Adesão, de Os Capítulos da Adesão e, agora, do Dossiê Adesão.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherICS-Imprensa de Ciências Sociais
Number of pages197
ISBN (Print)9789726714682
Publication statusPublished - 2018

Cite this

@book{32625b7f6d624ed98cae82ad663d53fc,
title = "Dossi{\^e} Ades{\~a}o.: Hist{\'o}ria do Alargamento da CEE a Portugal",
abstract = "Este livro constitui, para a sua autora, o ep{\'i}logo de um regresso aos «bastidores» do processo negocial que conduziu {\`a} ades{\~a}o de Portugal {\`a} Comunidade Econ{\'o}mica Europeia, a{\'i} encontrando evid{\^e}ncias que nos elucidam de que modo, a que ritmo, com que consist{\^e}ncia e obst{\'a}culos, {\'e} que o mesmo decorreu; assim como qual foi, por um lado, o envolvimento do Estado portugu{\^e}s e, concretamente, dos sucessivos governos, no seu objetivo de aderir {\`a} CEE; e, por outro, o dos Estados-membros na concilia{\cc}{\~a}o do alargamento com os seus interesses pr{\'o}prios. Representa tamb{\'e}m a conclus{\~a}o de um ciclo tripartido de investiga{\cc}{\~a}o, com a publica{\cc}{\~a}o das Mem{\'o}rias da Ades{\~a}o, de Os Cap{\'i}tulos da Ades{\~a}o e, agora, do Dossi{\^e} Ades{\~a}o.",
author = "{da Cunha}, {Alice da Concei{\cc}{\~a}o Monteiro Pita Brito}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013",
year = "2018",
language = "Portuguese",
isbn = "9789726714682",
publisher = "ICS-Imprensa de Ci{\^e}ncias Sociais",

}

da Cunha, ADCMPB 2018, Dossiê Adesão. História do Alargamento da CEE a Portugal. ICS-Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa.

Dossiê Adesão. História do Alargamento da CEE a Portugal. / da Cunha, Alice da Conceição Monteiro Pita Brito.

Lisboa : ICS-Imprensa de Ciências Sociais, 2018. 197 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Dossiê Adesão.

T2 - História do Alargamento da CEE a Portugal

AU - da Cunha, Alice da Conceição Monteiro Pita Brito

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - Este livro constitui, para a sua autora, o epílogo de um regresso aos «bastidores» do processo negocial que conduziu à adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, aí encontrando evidências que nos elucidam de que modo, a que ritmo, com que consistência e obstáculos, é que o mesmo decorreu; assim como qual foi, por um lado, o envolvimento do Estado português e, concretamente, dos sucessivos governos, no seu objetivo de aderir à CEE; e, por outro, o dos Estados-membros na conciliação do alargamento com os seus interesses próprios. Representa também a conclusão de um ciclo tripartido de investigação, com a publicação das Memórias da Adesão, de Os Capítulos da Adesão e, agora, do Dossiê Adesão.

AB - Este livro constitui, para a sua autora, o epílogo de um regresso aos «bastidores» do processo negocial que conduziu à adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, aí encontrando evidências que nos elucidam de que modo, a que ritmo, com que consistência e obstáculos, é que o mesmo decorreu; assim como qual foi, por um lado, o envolvimento do Estado português e, concretamente, dos sucessivos governos, no seu objetivo de aderir à CEE; e, por outro, o dos Estados-membros na conciliação do alargamento com os seus interesses próprios. Representa também a conclusão de um ciclo tripartido de investigação, com a publicação das Memórias da Adesão, de Os Capítulos da Adesão e, agora, do Dossiê Adesão.

M3 - Book

SN - 9789726714682

BT - Dossiê Adesão.

PB - ICS-Imprensa de Ciências Sociais

CY - Lisboa

ER -

da Cunha ADCMPB. Dossiê Adesão. História do Alargamento da CEE a Portugal. Lisboa: ICS-Imprensa de Ciências Sociais, 2018. 197 p.