Abstract
Embora o conceito de literacia científica não esteja explícito nos novos programas de português, estes documentos prescritivos convocam trabalho com textos de divulgação de científico no domínio da leitura, no ensino básico e secundário.
Nesta comunicação serão apresentados alguns resultados da investigação realizada no âmbito do projeto Promoção da Literacia Científica (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa). Este é um projeto que procura dar resposta a um aspeto problemático referido no PISA 2012: a literacia científica dos alunos portugueses fica aquém da média dos outros países da OCDE (OCDE, PISA, 2012).
A comunicação encontra-se estruturada em dois momentos. O primeiro momento consiste na identificação e breve descrição dos géneros textuais utilizados para divulgar ciência em Portugal na atualidade, com base em textos autênticos orais Minuto verde, 90 segundos para a ciência) e escritos (Público, Jornal de Notícias, National Geographic, Super Interessante, Quero Saber). Optando por uma via de abordagem predominantemente qualitativa e interpretativa, a reflexão assentará em estudos recentemente desenvolvidos na área da Linguística Textual (ex.: Gonçalves & Miranda, 2007, Coutinho & Miranda 2009, Jorge & Luís, 2016).
Num segundo momento, será apresentada uma proposta de distribuição dos géneros convocados na comunicação da ciência pelos vários ciclos de escolaridade, tendo em conta a complexidade que lhes é inerente. (Coutinho, 2012, Dolz, 2016)
Visamos, com esta comunicação, contribuir para a identificação, descrição dos géneros textuais atualmente utilizados para divulgar ciência em Portugal, evidenciando as suas potencialidades didáticas.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP) |
Subtitle of host publication | Língua e Literatura na Escola do Século XXI |
Place of Publication | Lisboa |
Publisher | Associação de Professores de Português |
Pages | 1-10 |
Number of pages | 10 |
ISBN (Print) | 978-989-96117-4-0 |
Publication status | Published - 2017 |
Event | Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP) - Auditório da Escola Secundária Rainha D. Leonor, Lisboa, Portugal Duration: 10 Apr 2017 → 11 Apr 2017 Conference number: 12 https://www.app.pt/7998/12-o-enapp-convite-a-participacao/ |
Conference
Conference | Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP) |
---|---|
Country/Territory | Portugal |
City | Lisboa |
Period | 10/04/17 → 11/04/17 |
Internet address |
Keywords
- Género textual
- Literacia cienífica
- Divulgaçaõ científica