Distintos pontos de entrada para reforçar o sistema alimentar português: Contributos numa perspetiva de políticas públicas

Research output: Contribution to journalEditorial

Abstract

O Public Policy Portuguese Journal, Volume 6, Number 2, 2021, é dedicado aos Policy Studies desenvolvidos no âmbito do programa LEAP – Policy Development Initiative, um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian4 em colaboração com o Internacional Centre for Policy Advocacy5 e o IES – Social Business School6. O programa decorreu de Outubro de 2019 a Julho de 2020.

A iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian teve como objetivo capacitar para a elaboração de recomendações de políticas públicas, um conjunto de investigadores e colaboradores, de organizações não-governamentais, da academia e da administração pública. A iniciativa enquadrou-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes, focando-se na produção e consumo sustentáveis, em particular nos temas da alimentação e agricultura.

Infelizmente o COVID-19 ditou outras prioridades institucionais e aquela que seria a 1.ª edição de um projeto de capacitação a longo prazo ficou-se por uma edição isolada. O conjunto de 11 artigos contidos neste volume, e que se apresentam brevemente de seguida, ilustra de forma inequívoca alguns dos potenciais múltiplos pontos de entrada do sistema alimentar que urge intervir no contexto do atual sistema alimentar português. Simultaneamente, este conjunto testemunha a importância de uma perspetiva multiatores e multissectorial na formulação das políticas. Voltaremos a este tema.

Definir per se um ponto de entrada é um exercício complexo, mas relevante, para evidenciar a interdisciplinaridade que é necessária, em temáticas holísticas como a alimentação e a agricultura.

Os estudos que compõem este volume debruçam-se, particularmente, sobre as seguintes temáticas: desperdício alimentar; alimentação saudável; consumo (de pescado); governança; acesso à terra; solo; água; sistemas de produção e por fim os pesticidas.
Original languagePortuguese
Number of pages2
JournalPublic Policy Portuguese Journal
Volume6
Issue number2
Publication statusPublished - 2021

Cite this