Discursos sobre o passado: investimentos patrimoniais nas Pousadas de Portugal

Translated title of the contribution: Discourses on the past: heritage investments in the Pousadas de Portugal

Research output: ThesisDoctoral Thesis

Abstract

Esta investigação propôs-se examinar os discursos sobre o passado, através da espacialização de experiências e representações da cultura e do património nos edifícios e lugares da rede hoteleira Pousadas de Portugal. Ao longo das últimas sete décadas, as Pousadas foram socialmente produzidas e construídas como modalidades distintas de uma imagem e identidade nacionais. Este processo envolveu actores sociais com poderes e interesses variados, nomeadamente agentes políticos, arquitectos, operadores turísticos, populações locais e turistas.
Uma análise à historiografia das Pousadas mostrou a persistência de uma produção da rede hoteleira como espaços para o consumo da cultura e história. O poder simbólico da rede Pousadas constituiu-a, porém, palco de confronto entre autoridades distintas sobre a produção do espaço. Neste percurso, evidenciaram-se, duas reconfigurações das narrativas sobre o passado. Por um lado, as Pousadas acompanharam o alargamento e a pluralização do entendimento do passado pela sociedade moderna. Por outro lado, a democratização do acesso e propriedade do património geraram movimentos de renacionalização das Pousadas, através da sua singularização como objectos de um repertório patrimonial nacional.
Esta pluralidade e singularidade articulam-se com a construção e representação social das Pousadas. Os seus espaços são marcadores dos patrimónios históricos, culturais e naturais do país, penetrando em discursos e práticas sociais mais alargados. Para as populações locais, as Pousadas tornaram-se recursos económicos, sociais e culturais, capitalizáveis em estratégias de afirmação identitária e/ou rejuvenescimento das economias locais. Para os seus consumidores, as Pousadas prometem experiências modernas de nostalgia, ao certificar a autenticidade do lugar cultural, a evocação da história nacional e a exclusividade da prática turística.
Translated title of the contributionDiscourses on the past: heritage investments in the Pousadas de Portugal
Original languagePortuguese
QualificationDoctor of Philosophy
Awarding Institution
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
Supervisors/Advisors
  • Leal, João, Supervisor
Award date18 Nov 2011
Publication statusPublished - 17 Nov 2011

Keywords

  • Património
  • Turismo
  • Portugal
  • Arquitectura

Fingerprint Dive into the research topics of 'Discourses on the past: heritage investments in the Pousadas de Portugal'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this