Dicionário

Quem é Quem na Museologia Portuguesa

Maria Emília Ferreira (Editor/Coordinator), Joana d'Oliveira Monteiro (Editor/Coordinator), Raquel Henriques da Silva (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

189 Downloads (Pure)

Abstract

O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa é um projeto em curso da
linha de investigação Estudos de Museus do IHA/NOVA FCSH. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA/NOVA FCSH, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. A seleção dos autores foi arbitrada por uma comissão científica criada para o efeito que procedeu depois à revisão das 93 entradas agora disponibilizadas. Estas proporcionam um acréscimo significativo de conhecimentos, associados a personalidades transversais à pluralidade das áreas científicas dos museus, algumas delas desconhecidas ou desvalorizadas até agora.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa, Portugal
PublisherInstituto de História da Arte/NOVA FCSH
Number of pages331
ISBN (Electronic)978-989-54405-0-4
Publication statusPublished - 2019

Cite this

Ferreira, M. E., Monteiro, J. DO., & Silva, R. H. D. (2019). Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte/NOVA FCSH.
@book{15fc6e8583e248b59891453fdf9c0d26,
title = "Dicion{\'a}rio: Quem {\'e} Quem na Museologia Portuguesa",
abstract = "O Dicion{\'a}rio Quem {\'e} Quem na Museologia Portuguesa {\'e} um projeto em curso dalinha de investiga{\cc}{\~a}o Estudos de Museus do IHA/NOVA FCSH. Como objetivo fundamental, prop{\~o}e-se facultar uma vis{\~a}o abrangente, um conhecimento preciso e uma valoriza{\cc}{\~a}o atualizada das personalidades ligadas {\`a} museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias cient{\'i}ficas. Visa contribuir, tamb{\'e}m, para uma mais ampla compreens{\~a}o da hist{\'o}ria dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estrat{\'e}gicas do IHA/NOVA FCSH, aposta nas virtualidades da publica{\cc}{\~a}o online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa intera{\cc}{\~a}o entre utilizadores e recursos, em permanente atualiza{\cc}{\~a}o. O primeiro volume do Dicion{\'a}rio {\'e} dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o s{\'e}culo XVIII e os anos 1960. A sele{\cc}{\~a}o dos autores foi arbitrada por uma comiss{\~a}o cient{\'i}fica criada para o efeito que procedeu depois {\`a} revis{\~a}o das 93 entradas agora disponibilizadas. Estas proporcionam um acr{\'e}scimo significativo de conhecimentos, associados a personalidades transversais {\`a} pluralidade das {\'a}reas cient{\'i}ficas dos museus, algumas delas desconhecidas ou desvalorizadas at{\'e} agora.",
author = "Ferreira, {Maria Em{\'i}lia} and Monteiro, {Joana d'Oliveira} and Silva, {Raquel Henriques da}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147368/PT# UID/PAM/00417/2019",
year = "2019",
language = "Portuguese",
publisher = "Instituto de Hist{\'o}ria da Arte/NOVA FCSH",

}

Ferreira, ME, Monteiro, JDO & Silva, RHD 2019, Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte/NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.

TY - BOOK

T1 - Dicionário

T2 - Quem é Quem na Museologia Portuguesa

A2 - Ferreira, Maria Emília

A2 - Monteiro, Joana d'Oliveira

A2 - Silva, Raquel Henriques da

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147368/PT# UID/PAM/00417/2019

PY - 2019

Y1 - 2019

N2 - O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa é um projeto em curso dalinha de investigação Estudos de Museus do IHA/NOVA FCSH. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA/NOVA FCSH, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. A seleção dos autores foi arbitrada por uma comissão científica criada para o efeito que procedeu depois à revisão das 93 entradas agora disponibilizadas. Estas proporcionam um acréscimo significativo de conhecimentos, associados a personalidades transversais à pluralidade das áreas científicas dos museus, algumas delas desconhecidas ou desvalorizadas até agora.

AB - O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa é um projeto em curso dalinha de investigação Estudos de Museus do IHA/NOVA FCSH. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA/NOVA FCSH, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. A seleção dos autores foi arbitrada por uma comissão científica criada para o efeito que procedeu depois à revisão das 93 entradas agora disponibilizadas. Estas proporcionam um acréscimo significativo de conhecimentos, associados a personalidades transversais à pluralidade das áreas científicas dos museus, algumas delas desconhecidas ou desvalorizadas até agora.

M3 - Book

BT - Dicionário

PB - Instituto de História da Arte/NOVA FCSH

CY - Lisboa, Portugal

ER -

Ferreira ME, Monteiro JDO, Silva RHD. Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte/NOVA FCSH, 2019. 331 p.