Diálogos ou Colóquios de Francisco de Morais

Isabel Barros Dias (Editor/Coordinator), Margarida Alpalhão (Editor/Coordinator), Ana Sofia Laranjinha (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

1 Downloads (Pure)

Abstract

Edição dos diálogos de Francisco de Morais com base em manuscritos que transmitem uma versão prévia à ação da censura inquisitorial que a obra sofreu e que marcou toda a sua subsequente tradição impressa. Os três diálogos, ou colóquios, editados apresentam debates que opõem 1) um Fidalgo e um Escudeiro; 2) um Doutor e um Cavaleiro e 3) uma Regateira e um Moço de Estribeira. Trata-se de situações bastante diferentes entre si, coincidindo, no entanto, no facto de transmitirem quadros da vida quinhentista e de debaterem questões sociais e políticas importantes no momento. A edição é precedida por uma introdução que considera a obra nas suas várias vertentes (das características dos testemunhos existentes, ao seu conteúdo e às manipulações da censura), e que reflete sobre as suas vertentes mais complexas.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherIELT FCSH
Number of pages120
ISBN (Electronic)978-989-99761-1-5
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Francisco de Morais
  • Diálogos
  • Mentalidades
  • Inquisição
  • Vida quinhentista

Cite this

Dias, I. B., Alpalhão, M., & Laranjinha, A. S. (2016). Diálogos ou Colóquios de Francisco de Morais. Lisboa: IELT FCSH.
Dias, Isabel Barros ; Alpalhão, Margarida ; Laranjinha, Ana Sofia. / Diálogos ou Colóquios de Francisco de Morais. Lisboa : IELT FCSH, 2016. 120 p.
@book{b7cd8139feae47f0a4e6860ee940ce98,
title = "Di{\'a}logos ou Col{\'o}quios de Francisco de Morais",
abstract = "Edi{\cc}{\~a}o dos di{\'a}logos de Francisco de Morais com base em manuscritos que transmitem uma vers{\~a}o pr{\'e}via {\`a} a{\cc}{\~a}o da censura inquisitorial que a obra sofreu e que marcou toda a sua subsequente tradi{\cc}{\~a}o impressa. Os tr{\^e}s di{\'a}logos, ou col{\'o}quios, editados apresentam debates que op{\~o}em 1) um Fidalgo e um Escudeiro; 2) um Doutor e um Cavaleiro e 3) uma Regateira e um Mo{\cc}o de Estribeira. Trata-se de situa{\cc}{\~o}es bastante diferentes entre si, coincidindo, no entanto, no facto de transmitirem quadros da vida quinhentista e de debaterem quest{\~o}es sociais e pol{\'i}ticas importantes no momento. A edi{\cc}{\~a}o {\'e} precedida por uma introdu{\cc}{\~a}o que considera a obra nas suas v{\'a}rias vertentes (das caracter{\'i}sticas dos testemunhos existentes, ao seu conte{\'u}do e {\`a}s manipula{\cc}{\~o}es da censura), e que reflete sobre as suas vertentes mais complexas.",
keywords = "Francisco de Morais, Di{\'a}logos, Mentalidades, Inquisi{\cc}{\~a}o, Vida quinhentista",
author = "Dias, {Isabel Barros} and Margarida Alpalh{\~a}o and Laranjinha, {Ana Sofia}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013 O PDF est{\'a} em acesso aberto.",
year = "2016",
language = "Portuguese",
publisher = "IELT FCSH",

}

Diálogos ou Colóquios de Francisco de Morais. / Dias, Isabel Barros (Editor/Coordinator); Alpalhão, Margarida (Editor/Coordinator); Laranjinha, Ana Sofia (Editor/Coordinator).

Lisboa : IELT FCSH, 2016. 120 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Diálogos ou Colóquios de Francisco de Morais

A2 - Dias, Isabel Barros

A2 - Alpalhão, Margarida

A2 - Laranjinha, Ana Sofia

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013 O PDF está em acesso aberto.

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - Edição dos diálogos de Francisco de Morais com base em manuscritos que transmitem uma versão prévia à ação da censura inquisitorial que a obra sofreu e que marcou toda a sua subsequente tradição impressa. Os três diálogos, ou colóquios, editados apresentam debates que opõem 1) um Fidalgo e um Escudeiro; 2) um Doutor e um Cavaleiro e 3) uma Regateira e um Moço de Estribeira. Trata-se de situações bastante diferentes entre si, coincidindo, no entanto, no facto de transmitirem quadros da vida quinhentista e de debaterem questões sociais e políticas importantes no momento. A edição é precedida por uma introdução que considera a obra nas suas várias vertentes (das características dos testemunhos existentes, ao seu conteúdo e às manipulações da censura), e que reflete sobre as suas vertentes mais complexas.

AB - Edição dos diálogos de Francisco de Morais com base em manuscritos que transmitem uma versão prévia à ação da censura inquisitorial que a obra sofreu e que marcou toda a sua subsequente tradição impressa. Os três diálogos, ou colóquios, editados apresentam debates que opõem 1) um Fidalgo e um Escudeiro; 2) um Doutor e um Cavaleiro e 3) uma Regateira e um Moço de Estribeira. Trata-se de situações bastante diferentes entre si, coincidindo, no entanto, no facto de transmitirem quadros da vida quinhentista e de debaterem questões sociais e políticas importantes no momento. A edição é precedida por uma introdução que considera a obra nas suas várias vertentes (das características dos testemunhos existentes, ao seu conteúdo e às manipulações da censura), e que reflete sobre as suas vertentes mais complexas.

KW - Francisco de Morais

KW - Diálogos

KW - Mentalidades

KW - Inquisição

KW - Vida quinhentista

M3 - Book

BT - Diálogos ou Colóquios de Francisco de Morais

PB - IELT FCSH

CY - Lisboa

ER -

Dias IB, Alpalhão M, Laranjinha AS. Diálogos ou Colóquios de Francisco de Morais. Lisboa: IELT FCSH, 2016. 120 p.