Desenvolver o léxico no pré-escolar

uma ponte para a aprendizagem da leitura

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

17 Downloads (Pure)

Abstract

Diversos autores têm vindo a chamar a atenção para a inter-relação entre desenvolvimento linguístico e aprendizagem da leitura, salientando que quanto maior for o capital lexical de uma criança maior será a sua facilidade de apreensão dos processos de descodificação e codificação e, simultaneamente, de compreensão textual (Duarte, 2012).Nesta medida, tendo em conta que à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico muitas crianças revelam défices de léxico que podem comprometer a compreensão textual e dificultar-lhes o processo que conduz à eficiência leitora, centramos a nossa atenção na importância de desenvolver a consciência de palavra e aumentar o capital lexical das crianças a partir do último ano de creche e, sobretudo, no pré-escolar. Para tal, discutiremos algumas propostas de atividades passíveis de aplicar e que visam aumentar o léxico mental das crianças.
Original languagePortuguese
Title of host publicationV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Subtitle of host publicationV FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias: Atas
EditorsJosé Carvalho, Maria Dionísio, Elisete Mesquita, Juliana Cunha, Ana Arqueiro
Place of PublicationBraga
PublisherCIEd /Universidade do Minho
Pages445-455
Number of pages10
ISBN (Electronic) 978-989-8525-49-9
Publication statusPublished - 2016
EventV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa : V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias - Universidade do Minho, Braga , Braga, Portugal
Duration: 28 Jan 201630 Jan 2016

Conference

ConferenceV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
CountryPortugal
CityBraga
Period28/01/1630/01/16

Keywords

  • Léxico
  • Consciência de palavra
  • Compreensão e eficiência leitora

Cite this

Pires, N. (2016). Desenvolver o léxico no pré-escolar: uma ponte para a aprendizagem da leitura. In J. Carvalho, M. Dionísio, E. Mesquita, J. Cunha, & A. Arqueiro (Eds.), V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa: V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias: Atas (pp. 445-455). Braga: CIEd /Universidade do Minho.
Pires, Natália. / Desenvolver o léxico no pré-escolar : uma ponte para a aprendizagem da leitura. V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa: V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias: Atas. editor / José Carvalho ; Maria Dionísio ; Elisete Mesquita ; Juliana Cunha ; Ana Arqueiro. Braga : CIEd /Universidade do Minho, 2016. pp. 445-455
@inproceedings{333e699cb3b1454da21955c8f6c8363c,
title = "Desenvolver o l{\'e}xico no pr{\'e}-escolar: uma ponte para a aprendizagem da leitura",
abstract = "Diversos autores t{\^e}m vindo a chamar a aten{\cc}{\~a}o para a inter-rela{\cc}{\~a}o entre desenvolvimento lingu{\'i}stico e aprendizagem da leitura, salientando que quanto maior for o capital lexical de uma crian{\cc}a maior ser{\'a} a sua facilidade de apreens{\~a}o dos processos de descodifica{\cc}{\~a}o e codifica{\cc}{\~a}o e, simultaneamente, de compreens{\~a}o textual (Duarte, 2012).Nesta medida, tendo em conta que {\`a} entrada do 1º Ciclo do Ensino B{\'a}sico muitas crian{\cc}as revelam d{\'e}fices de l{\'e}xico que podem comprometer a compreens{\~a}o textual e dificultar-lhes o processo que conduz {\`a} efici{\^e}ncia leitora, centramos a nossa aten{\cc}{\~a}o na import{\^a}ncia de desenvolver a consci{\^e}ncia de palavra e aumentar o capital lexical das crian{\cc}as a partir do {\'u}ltimo ano de creche e, sobretudo, no pr{\'e}-escolar. Para tal, discutiremos algumas propostas de atividades pass{\'i}veis de aplicar e que visam aumentar o l{\'e}xico mental das crian{\cc}as.",
keywords = "L{\'e}xico, Consci{\^e}ncia de palavra, Compreens{\~a}o e efici{\^e}ncia leitora",
author = "Nat{\'a}lia Pires",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013",
year = "2016",
language = "Portuguese",
pages = "445--455",
editor = "Jos{\'e} Carvalho and Maria Dion{\'i}sio and Elisete Mesquita and Juliana Cunha and Arqueiro, {Ana }",
booktitle = "V SIELP - Simp{\'o}sio Internacional de Ensino de L{\'i}ngua Portuguesa",
publisher = "CIEd /Universidade do Minho",

}

Pires, N 2016, Desenvolver o léxico no pré-escolar: uma ponte para a aprendizagem da leitura. in J Carvalho, M Dionísio, E Mesquita, J Cunha & A Arqueiro (eds), V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa: V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias: Atas. CIEd /Universidade do Minho, Braga, pp. 445-455, V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , Braga, Portugal, 28/01/16.

Desenvolver o léxico no pré-escolar : uma ponte para a aprendizagem da leitura. / Pires, Natália.

V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa: V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias: Atas. ed. / José Carvalho; Maria Dionísio; Elisete Mesquita; Juliana Cunha; Ana Arqueiro. Braga : CIEd /Universidade do Minho, 2016. p. 445-455.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Desenvolver o léxico no pré-escolar

T2 - uma ponte para a aprendizagem da leitura

AU - Pires, Natália

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - Diversos autores têm vindo a chamar a atenção para a inter-relação entre desenvolvimento linguístico e aprendizagem da leitura, salientando que quanto maior for o capital lexical de uma criança maior será a sua facilidade de apreensão dos processos de descodificação e codificação e, simultaneamente, de compreensão textual (Duarte, 2012).Nesta medida, tendo em conta que à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico muitas crianças revelam défices de léxico que podem comprometer a compreensão textual e dificultar-lhes o processo que conduz à eficiência leitora, centramos a nossa atenção na importância de desenvolver a consciência de palavra e aumentar o capital lexical das crianças a partir do último ano de creche e, sobretudo, no pré-escolar. Para tal, discutiremos algumas propostas de atividades passíveis de aplicar e que visam aumentar o léxico mental das crianças.

AB - Diversos autores têm vindo a chamar a atenção para a inter-relação entre desenvolvimento linguístico e aprendizagem da leitura, salientando que quanto maior for o capital lexical de uma criança maior será a sua facilidade de apreensão dos processos de descodificação e codificação e, simultaneamente, de compreensão textual (Duarte, 2012).Nesta medida, tendo em conta que à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico muitas crianças revelam défices de léxico que podem comprometer a compreensão textual e dificultar-lhes o processo que conduz à eficiência leitora, centramos a nossa atenção na importância de desenvolver a consciência de palavra e aumentar o capital lexical das crianças a partir do último ano de creche e, sobretudo, no pré-escolar. Para tal, discutiremos algumas propostas de atividades passíveis de aplicar e que visam aumentar o léxico mental das crianças.

KW - Léxico

KW - Consciência de palavra

KW - Compreensão e eficiência leitora

M3 - Conference contribution

SP - 445

EP - 455

BT - V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa

A2 - Carvalho, José

A2 - Dionísio, Maria

A2 - Mesquita, Elisete

A2 - Cunha, Juliana

A2 - Arqueiro, Ana

PB - CIEd /Universidade do Minho

CY - Braga

ER -

Pires N. Desenvolver o léxico no pré-escolar: uma ponte para a aprendizagem da leitura. In Carvalho J, Dionísio M, Mesquita E, Cunha J, Arqueiro A, editors, V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa: V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias: Atas. Braga: CIEd /Universidade do Minho. 2016. p. 445-455