Democracia e corrupção política mediatizada

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

6 Downloads (Pure)

Abstract

A democracia, enquanto forma de governo, não é um fenómeno estável, nem contínuo, encontrando-se em contínua adaptação e mudança. A democracia, no século XXI, está ameaçada por quatro fenómenos globalizados e complexos, a saber, as políticas neoliberais, os movimentos neonacionalistas, as mudanças na atuação dos meios de comunicação, com a consequente mediatização das instituições democráticas e dos processos
políticos, e a corrupção política. Identificamos esta quarta ameaça como uma patologia social que, pelos seus efeitos sistémicos, promove a desacreditação da democracia, das suas instituições e atores.
Original languagePortuguese
Title of host publicationComunicação e Política
Subtitle of host publicationtempos, contextos e desafios
EditorsAna Moreira, Emília Araújo , Helena Sousa
Place of PublicationBraga
PublisherCECS - Universidade do Minho
Pages65-90
Number of pages25
ISBN (Electronic)978-989-8600-63-9
Publication statusPublished - 2017

Cite this

Cunha, I. F. (2017). Democracia e corrupção política mediatizada. In A. Moreira, E. Araújo , & H. Sousa (Eds.), Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios (pp. 65-90). Braga: CECS - Universidade do Minho.
Cunha, I. F. / Democracia e corrupção política mediatizada. Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. editor / Ana Moreira ; Emília Araújo ; Helena Sousa. Braga : CECS - Universidade do Minho, 2017. pp. 65-90
@inbook{3b37019947e54970b277c76bb73e9514,
title = "Democracia e corrup{\cc}{\~a}o pol{\'i}tica mediatizada",
abstract = "A democracia, enquanto forma de governo, n{\~a}o {\'e} um fen{\'o}meno est{\'a}vel, nem cont{\'i}nuo, encontrando-se em cont{\'i}nua adapta{\cc}{\~a}o e mudan{\cc}a. A democracia, no s{\'e}culo XXI, est{\'a} amea{\cc}ada por quatro fen{\'o}menos globalizados e complexos, a saber, as pol{\'i}ticas neoliberais, os movimentos neonacionalistas, as mudan{\cc}as na atua{\cc}{\~a}o dos meios de comunica{\cc}{\~a}o, com a consequente mediatiza{\cc}{\~a}o das institui{\cc}{\~o}es democr{\'a}ticas e dos processospol{\'i}ticos, e a corrup{\cc}{\~a}o pol{\'i}tica. Identificamos esta quarta amea{\cc}a como uma patologia social que, pelos seus efeitos sist{\'e}micos, promove a desacredita{\cc}{\~a}o da democracia, das suas institui{\cc}{\~o}es e atores.",
author = "Cunha, {I. F.}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PT# UID/CCI/04667/2016 UID/CCI/00736/2013",
year = "2017",
language = "Portuguese",
pages = "65--90",
editor = "Ana Moreira and {Ara{\'u}jo }, Em{\'i}lia and Helena Sousa",
booktitle = "Comunica{\cc}{\~a}o e Pol{\'i}tica",
publisher = "CECS - Universidade do Minho",

}

Cunha, IF 2017, Democracia e corrupção política mediatizada. in A Moreira, E Araújo & H Sousa (eds), Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. CECS - Universidade do Minho, Braga, pp. 65-90.

Democracia e corrupção política mediatizada. / Cunha, I. F.

Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. ed. / Ana Moreira; Emília Araújo ; Helena Sousa. Braga : CECS - Universidade do Minho, 2017. p. 65-90.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - Democracia e corrupção política mediatizada

AU - Cunha, I. F.

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PT# UID/CCI/04667/2016 UID/CCI/00736/2013

PY - 2017

Y1 - 2017

N2 - A democracia, enquanto forma de governo, não é um fenómeno estável, nem contínuo, encontrando-se em contínua adaptação e mudança. A democracia, no século XXI, está ameaçada por quatro fenómenos globalizados e complexos, a saber, as políticas neoliberais, os movimentos neonacionalistas, as mudanças na atuação dos meios de comunicação, com a consequente mediatização das instituições democráticas e dos processospolíticos, e a corrupção política. Identificamos esta quarta ameaça como uma patologia social que, pelos seus efeitos sistémicos, promove a desacreditação da democracia, das suas instituições e atores.

AB - A democracia, enquanto forma de governo, não é um fenómeno estável, nem contínuo, encontrando-se em contínua adaptação e mudança. A democracia, no século XXI, está ameaçada por quatro fenómenos globalizados e complexos, a saber, as políticas neoliberais, os movimentos neonacionalistas, as mudanças na atuação dos meios de comunicação, com a consequente mediatização das instituições democráticas e dos processospolíticos, e a corrupção política. Identificamos esta quarta ameaça como uma patologia social que, pelos seus efeitos sistémicos, promove a desacreditação da democracia, das suas instituições e atores.

M3 - Chapter

SP - 65

EP - 90

BT - Comunicação e Política

A2 - Moreira, Ana

A2 - Araújo , Emília

A2 - Sousa, Helena

PB - CECS - Universidade do Minho

CY - Braga

ER -

Cunha IF. Democracia e corrupção política mediatizada. In Moreira A, Araújo E, Sousa H, editors, Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. Braga: CECS - Universidade do Minho. 2017. p. 65-90