DANÇA: CAMPO DO IMAGINÁRIO, ESPAÇO DA CRIATIVIDADE E FOMENTO DA EXPRESSÃO

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Resumo: O presente trabalho pretende refletir a temática da criatividade e a necessidade de promover espaços e momentos para o seu desenvolvimento. Parte do princípio de que a criatividade é uma capacidade que permite tanto relacionar, reformar, atribuir sentidos e significados ao fazer humano quanto descobrir, inventar, criar o novo ou o diferente. Entende que esta desenvolve-se ao longo da vida, e pode ser estimulada por meio das reflexões sobre si, sobre o outro e sobre o ambiente. Indicamos que a Dança pode caracterizar-se como um campo de emergência da criatividade quando permite que estas reflexões ocorram e abre espaço para o sujeito converter seus saberes em novos conhecimentos e torná-los acessíveis por meio da expressividade. Palavras-chave: dança; corpo; criatividade; expressividade.
Original languageUnknown
Title of host publicationLivro de Atas do SIDD2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança
Place of PublicationLisboa
PublisherStaff for You
Pages370-383
ISBN (Print)978-972-735-181-7
Publication statusPublished - 1 Jan 2012

Cite this

Macara, A. M., Batalha, A. P., & Mortari, K. (2012). DANÇA: CAMPO DO IMAGINÁRIO, ESPAÇO DA CRIATIVIDADE E FOMENTO DA EXPRESSÃO. In Livro de Atas do SIDD2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança (pp. 370-383). Lisboa: Staff for You.